segunda-feira, 23 de novembro de 2009

CNM PONDERA: É IMPORTANTE PARA O MUNICÍPIO APLICAR A PROVINHA BRASIL 2009



Municípios recebem a segunda edição da Provinha Brasil 2009

Municípios de todo o País começaram a receber o kit para aplicação da segunda edição da Provinha Brasil de 2009. Os materiais também estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para consulta e download.

A Provinha Brasil – aplicada pelo professor em sala de aula - avalia o nível de alfabetização dos alunos do segundo ano do ensino fundamental de escolas públicas.

O Município deve aplicar uma prova no início do ano letivo e outra no final para obter o diagnóstico de aprendizado dos alunos. Porém, as redes que não aplicaram o primeiro teste no início do ano não estão impedidas de realizar este segundo. A sugestão para aplicação dessa edição é até o final do mês de novembro.

A participação na Provinha Brasil é voluntária e depende do interesse das secretarias de educação. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) pondera: é importante para o Município aplicar a provinha, pois pode contribuir para que os gestores e professores façam intervenções eficazes no processo de alfabetização dos alunos.

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.

Nota do Blog:
Agora em Santana do Matos vamos ter oportunidade de acompanhar tudo sobre a Educação em nosso município. O Secretário de Educação dispõe de um Blog (profluizsoares.blogspot.com) que além da política poderia divulgar suas ações, iniciativas, seus interesses educacionais, dificuldades e realizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário