domingo, 22 de novembro de 2009

PROFESSOR E ALUNO A INTERAÇÃO DESEJADA



Professor e aluno quando os valores interagem

Em décadas passadas um número significativo de vestibulandos de Santana do Matos foram aprovados em concursos de vestibular na UFRN. Uma geração de médicos, engenheiros, agrônomos, advogados, professores, profissionais hoje em todas as áreas. Até então somente alguns seridoenses, a maioria de Caicó e outros de Mossoró conseguiam classificação concorrendo com os alunos da capital.

Sabemos que aquela geração não foi diferente das outras seguintes, mas uma geração privilegiada pela presença de um professor que exerceu sua profissão com dedicação e amor pelo magistério. Numa época em que o salário do professor era ainda mais injusto, ele foi respeitado e valorizado, o que o levou a uma predestinação consciente.

Waldson Pinheiro conseguiu convergir a classe a um trabalho digno de citações e fez um capítulo da nossa história. Santanenses reconhecem o trabalho do professor Waldson como uma realidade alcançável dentro do universo educacional. É sempre bom relembrarmos esse fato aos nossos jovens. Destacar também que hoje a tecnologia oferece mais condições técnicas, facilitando assim, a obtenção dos objetivos de uma nova realidade.

O exemplo de Rômulo Gomes da Silveira, de 14 anos, deixa os santanenses orgulhosos e esperançosos. Em plena fase de formação, o jovem santanense venceu a etapa estadual do quadro Soletrando, promovido pela TV Globo recentemente, classificando-se para a disputa a nível nacional, no Rio de Janeiro.

Será que temos um novo professor começando a motivar nossos jovens? Seria ele portador de simplicidade, dedicação e um trabalho em silêncio onde os resultados surgem a cada ano, assim como fez o saudoso Waldson Pinheiro?

Os resultados positivos do processo Ensino X Aprendizagem são frutos de esforços, que geram o sentimento de auto-estima em escala geométrica. Exemplos como o do jovem Rômulo nos deixam em expectativa, e motivados ao sentimento de grupo, de identidade coletiva. Parabéns à Escola Estadual Aristófanes Fernandes, sua diretora e professores. Parabéns Rômulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário