terça-feira, 3 de novembro de 2009

PATU NA ROTA SOSERTÃO VOANDO

ASA DELTA
A Asa-delta é um tipo de aeronave composta por tubos de alumínio, que proporcionam a sua rigidez estrutural, e uma vela feita de tecidos, que funciona como superfície que sofre forças aerodinâmicas, proporcionando a sustentação da aeronave no ar. A origem deste nome, Asa-Delta, deu-se pela semelhança da letra grega, que tem forma de triângulo, com o formato da asa desta aeronave.

Turismo Aventura
RN recebe o maior rally de vôo livre do mundo

O município de Patu, está na rota do Rally SOSertão Voando, projeto cultural e esportivo que reúne os melhores pilotos de vôo livre do mundo. O evento é organizado pela Go Up Brasil, empresa especializada na promoção de eventos de vôo livre e esportes de ação em geral, e tem como objetivo percorrer de asa delta e parapente a costa de seis estados nordestino: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão, num total de 1.080 quilômetros. “É o maior rally de vôo livre do mundo”, acrescenta Carlos Magno Godeiro, secretário de Turismo e Meio Ambiente de Patu.

A competição dura sete dias, com sete decolagens diferentes e sete provas, e tem como destino final os Lençóis Maranhenses, um dos maiores santuários ecológicos do Brasil. Os competidores partiram de Recife (PE) no último domingo, dia 1º, e chegam ao município de Patu na tarde desta terça-feira (3). De Patu, levantam vôo às 9h desta quarta-feira (4) para Quixadá (CE). A chegada no Maranhão está prevista para o dia 7, quando se dará a premiação final.

Segundo Cleriston Magnum, coordenador de Turismo de Patu, além dos 26 competidores – 18 em asas delta e oito em parapentes – “há também aqueles que vêm por conta própria, só pelo prazer de voar”, disse ele referindo-se a um grupo de eslovenos que está em Patu desde o final de outubro e deve permanecer na cidade durante todo o mês de novembro.

Além de promover o esporte de aventura, trabalhando uma das principais vocações do sertão brasileiro que é o turismo de aventura, o evento também tem a missão de levar cultura, esporte, arte e saúde através da caravana que acompanha o percurso. Em todas as cidades do roteiro é montada uma arena com o centro técnico das competições, telão de cinema, anfiteatro natural, centro social para a apresentação de palestras e distribuição dos donativos arrecadados durante o percurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário