quarta-feira, 30 de junho de 2010

A CÂMERA/BAZUCA DA TV DEU UM CLOSE DISTORCIDO NA DEMOCRACIA


A bazuca/câmera atinge democracia
  
A Bazuca/câmera ou Câmera/bazuca reproduz as forças ocultas, unindo interesses, as leis viram “regra de jogo”, dispensando ou comprometendo juízes, assim será pelo carrego da bazuca, a não ser que a mão do povo desvie a mira ou o tiro sai pela culatra.

Nunca na história de uma democracia, as leis desmotivaram as ideologias. Nunca nesse país um partido foi tão beneficiado como vai ser o "PT" nas próximas eleições ou que outros erros em represálias não justificam outros do passado. Com a montagem o tempo disponível desse partido para a TV é 35% maior que o mais forte concorrente para expor seu programa de governo. Com esse privilégio a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, terá 40% do total do tempo de TV destinado à propaganda eleitoral dos postulantes ao Palácio do Planalto, que começa em 17 de agosto. A fatia é 35% superior à que terá o tucano José Serra e representa fato inédito na história do PT. Em nenhuma das cinco eleições presidenciais desde a redemocratização o partido ocupou o maior espaço na TV. O predomínio se dá porque o PT e os partidos coligados a ele com destaque para o PMDB elegeram um maior número de deputados federais, principal critério estabelecido na lei para a definição do tempo de TV.


A situação da petista pode melhorar caso o DEM rompa com Serra e não confirme a aliança com os tucanos, hipótese menos provável. Se isso acontecer, Serra perde um terço do seu espaço previsto, que seria redistribuído a todos os candidatos. Dona da aliança mais robusta, Dilma herdaria 64% desse "espólio" e, assim, ficaria com o dobro do tempo de TV. Mantida a aliança PSDB-DEM, entretanto, a petista terá praticamente 10 minutos de cada bloco de 25 minutos, serão exibidos duas vezes ao dia, às terças, quintas e sábados, de 17 de agosto a até três dias antes das eleições.

A responsabilidade do voto se torna uma impotencia desmotivadora diante da desigualdade das condições oferecidas pela redução do espaço na TV. Foi a força aliada ao domínio, em coro como se fosse em um campo de concentração: Cosa a boca Zé! Vão vestir listrados! Condições impostas pelas sentenças brancas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário