segunda-feira, 14 de junho de 2010

A SIMPLICIDADE EM EXERCÍCIO DA CIDADANIA


Exercício da cidadania

Exercer a cidadania tem amplitudes de ações em todos os níveis, seja cultural, no trabalho, no convívio social, como comunicador, professor, aluno, enfim a cidadania não é vinculada a nobreza, carências ou dogmas. Ela pode ser exercida por todos independente de condições financeiras, adjetivos ou pronomes de tratamento.

A Cidadania é um reconhecimento político, social e jurídico de homens e mulheres no qual se fundam os direitos e deveres de pertencimento a uma sociedade. A cidadania não está vinculada exclusivamente ao Estado, a nacionalidade ou mesmo às vinculações étnicas. A cidadania significa a inserção social plena de sujeitos de direitos e deveres na vida pública, constituindo condições de liberdade e autonomia para exercício individual e coletivo de ser /  estar em sociedade. Podemos concluir que o estatuto de cidadão implica relações de igualdade que incorporam as diferenças, porém se nos apresenta como incompatível com as distinções e hierarquias que reduzem as convivências às relações assimétricas de poder.

Identifico no fernandopedrozense Francisco Hudson de Araujo, professor Hudson, um cidadão que reproduz seu papel como cidadão, de uma maneira simples, dedicada com idéias merecedoras de análises e como seria importante para Fernando Pedroza se suas informações fossem transformadas em ações progressistas visando execução dos conceitos de cidadania. Pelo seu trabalho voluntário que faz escrevendo a coluna “Fernando Pedroza com cidadania” no Jornal Cajarana e textos postados no seu Blog “Espaço da Cidadania”, o credencia a ser reconhecido como um Cidadão de Fernando Pedroza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário