terça-feira, 1 de junho de 2010

NOTÍCIAS DE JIPEIROS UM JORNAL ONLINE - JORNALISTA ROBERTO GUEDES


JIPEIROS E ECOLOGIA (01)
Marco Aurélio: ex-jipeiro mobilizando clubes pela limpeza da orla. 
 
Governo mobiliza clubes de Natal para limpeza de trilhas e praias no sábado 5

O governo do Rio Grande do Norte tomou a iniciativa de mobilizar os jipeiros potiguares para realizarem no próximo sábado, 5, “Dia Internacional do Meio Ambiente”, um movimento em defesa da ecologia. Eles participarão do primeiro “Eco Jeep”, um passei o que os levará a percorrer trilhas pelo litoral a norte da capital, Natal, promovendo a limpeza da orla.
Esta será a primeira vez em que iniciativas do gênero parte da própria comunidade. Até o ano passado, ela formulava e desenvolvia no “Dia Mundial do Meio Ambiente” projetos de limpeza de trilha. Nos últimos anos, aliás, a única entidade do segmento que cuidava do tema era o Natal Jeep Clube, associação cujos integrantes passaram a referenciar como “Clube dos Doze”, depois de passar a ser comandada por uma minoria divorciada dos ideais que levaram à criação do sodalício.
INICIATIVA DE MARCO
Segundo consta, a proposta do “Eco Jeep” se destaca na programação que o Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Idema), o braço ecologista do governo potiguar, vem anunciando para a “Semana do Meio Ambiente”, iniciada no último domingo. A entidade convocou controladores de clubes de jipeiros sediados em Natal, ofereceu-lhes apoio e está conseguindo uma boa mobilização.
Em grande parte, o responsável pela iniciativa é o próprio presidente do instituto, biólogo Marco Aurélio Martins de Almeida, que tem vínculos com a comunidade jipeira. Durante muitos anos ele foi dono de um jipe Ford sem capota que usava no seu dia-a-dia, entre casa e trabalho, no “campus” central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  
Desde que assumiu a presidência do Idema, em 2.008, ele tentava encontrar uma forma de interagir com a comunidade jipeira. Paradoxalmente, um grupo de jipeiros que vinha desenvolvendo atividades ligadas à defesa do meio ambiente procurou o Idema, no primeiro trimestre de 2.008, com o objetivo de montar uma parceria em defesa da ecologia, e o esforço não prosperou.
CONSCIENTIZAR
Desta feita, a iniciativa do instituto está mobilizando pelo menos duas entidades, o “Clube dos Doze” e o RN Jeep Clube, visando uma ofensiva mais abrangente, que mobiliza diversos segmentos da população natalense, conforme notícias divulgadas pela asssessoria de imprensa do órgão. Uma destas notícias chegou à redação deste periódico virtual. Encimada pelo título “Governo do Estado prepara programação especial para Semana do Meio Ambiente”, ela tem o seguinte conteúdo:
“Conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental. Este é o principal objetivo da Semana do Meio Ambiente 2010, evento promovido pelo Governo do Estado, através do Idema, Caern, Semarh e Igarn, contando ainda com a participação de várias outras entidades.
Para abrir a programação, será realizado no próximo domingo, 30/05, um passeio ciclístico ecológico pelas ruas da capital potiguar. O ‘Eco Bike’, como foi batizado o evento, dará início a uma série de atividades ambientais que serão desenvolvidas pelo Governo entre os dias 30 de maio a 06 de junho. Ainda no dia 30, o Parque das Dunas promoverá a solenidade de abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, acompanhada por uma edição especial do consagrado projeto Som da Mata. A apresentação ficará por conta de Diogo Guanabara e Macaxeira Jazz.
No dia mundial do meio ambiente, 5 de junho, a programação será intensa. Além das atividades sócio-educativas que estarão sendo desenvolvidas durante toda a semana no Parque das Dunas, o Idema preparou também uma série de ações no Ecoposto da Área de Proteção Ambiental (APA) de Jenipabu. Ainda no dia 5, será realizado o passeio ‘Eco Jeep, percorrendo trilhas pelo litoral norte e promovendo a limpeza da orla.  
O dia do meio ambiente também será marcado pela presença do ministro do turismo, Luiz Barretto, que virá a Natal para assinar com a Caern o convênio para implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do San Vale. A obra, orçada em mais de R$ 20 milhões, vai garantir a qualidade da água do aqüífero, onde estão localizados oito poços de abastecimento que produzem 1.500 metros cúbicos por hora de água. A Caern também fará apresentações do grupo de teatro e mamulengo e panfletagem sobre o uso racional da água em pontos estratégicos da capital.
No último dia do evento, 6 de junho, o ponto forte da programação ficará por conta da dupla Espaguete e Ferrugem, que fará apresentação no Parque das Dunas. Fechando oficialmente a semana, haverá outra edição especial do Som da Mata, desta vez com o músico Antônio de Pádua e banda.
Durante a Semana do Meio Ambiente serão realizados ainda mutirões de educação ambiental e limpeza dos rios Cobra e Potengi, com caminhadas ecológicas, oficinas e palestras de conscientização nos municípios onde se localizam os mananciais. Para a imprensa, o Idema oferecerá um passeio no Barco Escola Chama-Maré, que realiza educação ambiental no Potengi”. 

JIPEIROS E ECOLOGIA (02)

Caminho Novo fará plantio de mudas
de árvores em prol da natureza

No momento em que o mundo luta para reverter os estragos causados à natureza ao longo de décadas, os organizadores da sétima edição do “Rally Caminho Novo” fazem a sua parte. Buscando a neutralização do carbono lançado ao ar pelos veículos participantes ao longo de toda a competição, cada dupla plantará uma muda de árvore em área ao lado da BR-040, que liga as cidades do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro, e Juiz de Fora, em Minas Geraios. O rali de regularidade será disputado a 4, sexta-feira, e 5, sábado próximos, entre as cidade de Juiz de Fora e Belo Horizonte, sempre em Minas Gerais.
Serão plantadas mudas de árvores de diversas espécies nativas da Mata Atlântica. Todas serão doadas pela Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio (Concer), que desenvolve políticas de apoio às atividades esportivas e preocupação ambiental. Foi a empresa quem sugeriu esta ação como parte integrante do certame.
“O plantio de espécies vegetais é uma forma de se combater este desequilíbrio, uma vez que as árvores são os únicos seres capazes de consumir o CO2 da atmosfera, por conta da fotossíntese”, explicou o diretor de prova do Rally Caminho Novo, executivo e desportista Weidner Moreira.
O local escolhido para o plantio das mudas fica próximo ao km 788 da BR-040, junto ao acesso ao local conhecido como “Morro do Sabão”. As espécies plantadas farão parte da recomposição vegetal de uma área afetada pelas recentes obras de duplicação da rodovia. Há três anos a Concer é parceira da disputa, com este tipo de ação.


Praticantes do esporte Off-Road preocupados com a natureza



“Esta parceria com a Concer é muito importante para nós, pois precisamos do meio ambiente para praticar nosso esporte, e não é justo usufruirmos da natureza sem recompensá-la”, declara o diretor técnico do evento, Leonardo Vieira, dizendo que ainda há tempo para quem deseja participar do Rally Caminho Novo Off-Road. Restam, porém, apenas dez vagas.
As inscrições podem ser feitas no www.caminhonovooffroad.com.br, onde também estão disponíveis todas as informações necessárias para os “off roaders”, além de fotos das edições anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário