quinta-feira, 3 de junho de 2010

QUANDO O CRIME ELEITORAL COMPENSA

"As vezes, o crime compensa" - Vejamos o caso de Dilma e Lula

Dilma e Lula

O resultado das infrações do PT e de Lula à legislação eleitoral já apareceu. Pesquisa DataFolha publicada neste sábado mostra que Dilma Roussef (PT) subiu sete pontos porcentuais, enquanto José Serra (PSDB) caiu cinco pontos e agora estão empatados em 37% das intenções de voto, sem que nenhum fato político novo mereça registro. A não ser a aparição de Dilma ao lado do presidente Lula no programa do PT que foi ao ar no dia 13 de maio. Marina Silva se manteve em 12% das intenções de votos.

Alguns vão dizer que “o crime compensou”. Até agora, o presidente Lula foi multado quatro vezes (deve R$ 30 mil à Justiça) e a pré-candidata foi multada duas vezes. Outros vão dizer que foi apenas uma questão de tempo: mais cedo ou mais tarde, Lula iria aparecer ao lado de Dilma e deixar claro ao país que é ela a sua candidata à presidência da República. Do alto de seus 76% de aprovação popular, Lula é o maior cabo eleitoral do país – na opinião de governistas e de oposicionistas.

O fato é que a estratégia de usar os programas partidários do PT para apresentar Dilma Roussef como a candidata de Lula e do governo deu certo. Especialmente porque estes meses pós desincompatibilização, nos quais não é permitida a campanha eleitoral explícita – não se pode fazer comícios, pedir votos e sequer indicar candidaturas – seriam os mais difíceis para a petista. Ela era bastante desconhecida do eleitorado e a pequena imagem que tinha era a de uma pessoa díficil e até bruta. Agora, ela já é conhecida de algo em torno de 90% do eleitorado, tem sua imagem associada a de Lula e o próprio presidente abençoou sua candidatura no programa do PT. Na TV, Lula deu uma espécie de aval a Dilma ao dizer que grande parte do sucesso de seu governo se devia a ela.

Lula conseguiu o feito de colocar Dilma no mesmo patamar de Serra. Pela primeira vez no DataFolha – o que vinha aparecendo em outras pesquisas como Vox Populi e Sensus- o tucano perdeu o patrimônio que teve ao longo dos últimos três anos: o de ter a dianteira em todas as pesquisas.

A partir de agora, a disputa está taco a taco. Os dois com o mesmo porcentual de intenção de votos e com grau de conhecimento semelhant e – mas com Serra ainda à frente (o DataFolha ainda não divulgou os detalhes da pesquisa como grau de conhecimento dos candidatos). Com a diferença de que Serra ainda temos programas eleitorais do PSDB para fazer. Mas ele, depois de questionar na Justiça a antecipação de campanha da adversária, não poderá fazer o mesmo. E, também diferente: ele não tem um cabo eleitora como Lula, que atuou e vai atuar fortemente em favor de Dilma.

Por: Cristiana Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário