Em relação aos temas que serão discutidos, a comissão organizadora deixa um ar de mistério, mas com a nossa insistência, eles nos adiantaram alguns dos tópicos que serão abordados. Entre eles destacam-se: A Nanobiotecnologia, O transtorno autista, As inovações no ramo da Cirurgia Plástica, O risco constante de uma pandemia pelo Vírus Influenza (Vírus da Gripe) e os avanços nas Pesquisas com Células-Tronco adultas e embrionárias.
Para falar um pouco deste último, entrevistamos a Dra. Lilian Piñero Marcolin Eça - Presidente do Instituto de Pesquisas de Células-tronco – IPCTRON. (Palestrante confirmada para o Fórum).
As células tronco são os "coringas" do corpo humano, isto é, elas possuem a capacidade de regenerar os vários tecidos quando lesados. Através desta descoberta desse processo natural existente no organismo vivo, a partir de 2001 os pesquisadores retomaram a atenção para as culturas de células e estudo das interações celulares através da Biologia Celular e Molecular.
Apesar do Brasil este ano ter apresentado à comunidade científica a primeira linhagem de células tronco de embriões humanos brasileiros a linhagem BR1, até o presente momento a "estrela da vez" são os estudos das células tronco adultas mesenquimais, pois os trabalhos científicos tem mostrado que se transformam em neurônios, músculos, ossos, vasos, entre outros sem apresentar efeitos colaterais - os teratomas das células tronco embrionárias.
O que é a IPCTRON e qual a sua finalidade?
O IPCTRON é um Instituto privado sem fins lucrativos fundado por um paciente com lesão de medula que recebeu a infusão de células tronco adultas o qual me convidou para ser a presidente pela minha formação e ética.
A finalidade é o estudo das várias linhas de pesquisa: doenças do coração, fissura lábio palatal, bioengenharia traqueal, estudo das células tronco de gordura descartada da lipoaspiração, do sangue de cordão umbilical e da medula óssea.
Além das pesquisas, “o IPCTRON realiza o curso lato senso" A Biologia Celular e Molecular na Medicina Atual (www.ipctron.com.br) para todos os profissionais da área de saúde. É através dos cursos que mantemos as pesquisas do Instituto e também através da ajuda de doações de empresas, e aproveito para pedir a atenção das empresas ao Instituto.
- "Segundo o Dr. Maximino Alencar Bezerra Júnior, biomédico presidente da comissão organizadora do Fórum. Empresas Multinacionais do ramo da biotecnologia como a Novo Nordisk e associações científicas nacionais como a Associação Brasileira de Biomedicina (ABBM), Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea (SBCEC) e a Associação Brasileira de Engenharia de Tecidos e Estudos das Células Tronco (ABRATRON) apóiam a iniciativa. “Será uma grande festa da ciência e o melhor é que será realizada bem aqui no norte de minas”.
Dr. Maximino Alencar Bezerra Júnior
Nossa...esse evento parece ser bem legal..vou até falar pra minha turma da facul pra ver se combinamos de ir....
ResponderExcluirCarol Freitas