segunda-feira, 11 de maio de 2009

RN DE PROA PRO VENTO PODE ECONOMIZAR ENERGIA



ENERGIA
RN sedia em junho Fórum Nacional Eólico

O Rio Grande do Norte vai sediar, entre os dias 4 e 5 de junho, o Fórum Nacional Eólico, evento que vai reunir em Natal secretários de Estado para Assuntos de Energia, representantes do governo federal, de grupos de investimento, operadores e fornecedores da indústria energética no Brasil. Durante o evento serão debatidos os entraves, as demandas e os planos do governo federal e dos estados brasileiros quanto à geração eólica, assim como os desafios regulatórios nacionais e as experiências internacionais bem sucedidas.

Na ocasião será assinada a Carta dos Ventos, um documento conjunto dos Ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente e do Fórum Nacional de secretários de Estado para Assuntos de Energia, no qual serão firmados compromissos voltados para incentivar a exploração do potencial eólico brasileiro como fonte energética. “A cerimônia de assinatura da Carta dos Ventos acontecerá, em Natal, no dia 4 de junho, e representará o início de uma nova era para o setor eólico nacional”, destaca o secretário de Energia e Assuntos Internacionais do Rio Grande do Norte, Jean-Paul Prates.

De acordo com o secretário, imediatamente após a assinatura da Carta dos Ventos, o Fórum Nacional Eólico, em articulação com entidades governamentais e privadas envolvidas com o setor eólico, dará início ao processo de formulação de ações e projetos para que os compromissos estabelecidos na Carta se transformem em realidade.

O Fórum Nacional Eólico é uma iniciativa do Fórum Nacional de Secretários de Estado para Assuntos de Energia, e será realizado em Natal, no dia 5 de junho de 2009, com o apoio oficial do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e de todas as demais Secretarias de Estado relacionadas com o setor, e o patrocínio dos principais grupos de investimento, operadores e fornecedores desta indústria atuantes no Brasil.

LEILÃO – Um dos temas centrais do Fórum será o leilão das eólicas, previsto para novembro. Até a semana passada, 17 projetos de implantação de usinas eólicas no Rio Grande do Norte já haviam sido apresentados à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pela inscrição, totalizando 766,3 mil megawatts (MW) de potência instalada, ou seja, mais do que a necessidade de consumo do Estado, que é de 600 MW. Ao que tudo indica, o Estado deve concentrar o maior número de projetos inscritos para o próximo leilão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário