sexta-feira, 8 de maio de 2009

HOSPITAL WALFREDO GURGEL


Hospital não receberá mais demanda espontânea de pacientes

Encontrar uma saída para fazer com que o Hospital Walfredo Gurgel volte a ser referência no trato de pacientes graves com quadro de urgência ou emergência para o qual foi projetado, foi objeto de discussões na manhã desta sexta-feira entre diretores do hospital, do Samu, promotores de saúde e os secretários de saúde do RN e do município de Natal.

Um dos pontos discutidos foi o direcionamento ao futuro fechamento da demanda espontânea (não referenciada) de pacientes que diariamente dão entrada no Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS). O fechamento da porta de entrada no PSCS para pacientes que cheguem sem qualquer atendimento prévio e, por essa razão, sem nenhum encaminhamento médico, ainda não tem data definida para acontecer.

Semelhante ao trabalho realizado desde o ano de 2007, que culminou com a redução do número de atendimentos ambulatoriais no PSCS, os encontros entre o grupo, a partir de agora, tratarão de medidas que terão como meta responsabilizar o município de Natal pelos atendimentos, tanto clínicos quanto ortopédicos, de baixa e média complexidade.

Para o diretor geral do Walfredo, José Renato Brito Machado, “não há como o Walfredo continuar sendo a vítima da falta de estrutura do sistema de saúde de todo o Rio Grande do Norte”, desabafou.

Outro ponto discutido durante a reunião de hoje foi a atual falta de porta de entrada para o Samu. Segundo Isaac o Samu também encontra dificuldades na hora do “para onde levar” o paciente após receber o atendimento. “Como outras unidades públicas e privadas se recusam a receber os pacientes, a gente acaba tendo de trazer para o Walfredo”, relata.

Participaram da reunião o secretário estadual da Saúde Pública, George Antunes, a secretária municipal de Saúde, Ana Tânia, as promotoras da Saúde, Iara Pinheiro e Elaine Araújo, o coordenador médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Natal, Isaac Estácio de Souza, além de todo o corpo de diretores do Walfredo Gurgel. A próxima reunião está marcada para a sexta-feira (15).
Fonte: AssCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário