terça-feira, 14 de setembro de 2010

QUEM É MAIS IMPORTANTE O VOTO OU A PESQUISA? VOTE CONSCIENTE

Start indica que faltam menos de 3% para o segundo turno no RN
Rosalba, Carlos Eduardo e Iberê
Levantamento realizado pelo instituto Start, divulgado nesta segunda-feira (13) pelo Correio da Tarde, revelou que a diferença para o segundo turno nas eleições do Rio Grande do Norte caiu para menos de 3% dos votos válidos (descartando-se brancos e nulos).

De acordo com a pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 26.033/2010, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) tem 52,9% dos votos válidos, contra 34,5% do governador Iberê Ferreira (PSB) e 11,24% de Carlos Eduardo (PDT). Os demais candidatos, juntos, marcaram 1,4%.

O instituto ouviu 1.530 pessoas, entre os dias 4 e 6 de setembro, em 37 municípios do Rio Grande do Norte. A margem de erro é de 2,52 pontos percentuais.

Os números da pesquisa START/Correio da Tarde deixaram claro ainda que, comparando-se com as demais sondagens até então realizadas pelo instituto, a vantagem da senadora democrata sobre os demais candidatos vem caindo gradativamente. Na primeira pesquisa, publicada em 27 de julho, a diferença era de quase 8%. Agora, recuou para a casa dos 5%.

Contraponto
Os números do instituto Start contrariam os resultados da última pesquisa do Ibope, divulgada no último sábado (11), que apontou diferença de 14% para o segundo turno. O Ibope tem sido alvo de suspeitas de fraudes em vários Estados do Brasil.

O senador Papaléo Paes (PSDB) revelou, segundo informação da coluna do jornalista Cláudio Humberto, ter sido procurado por um representante do Ibope, que teria pedido R$ 1 milhão para fraudar pesquisas no Amapá.

O senador Mozarildo Cavalcante (PTB-RR) fez coro à denúncia de Papaléo Paes e afirmou que “a fraude proposta no Amapá pode se reproduzir em todo o país”.

As suspeitas contra o Ibope também não são novidade no Rio Grande do Norte. Em 1998, no último levantamento realizado antes das eleições daquele ano, o instituto apontou uma diferença de 17% entre o então governador e candidato à reeleição Garibaldi Alves Filho (PMDB) e seu opositor, o senador José Agripino Maia (DEM).

Contados os votos, a distância foi de 8,82 pontos percentuais: Garibaldi venceu o pleito com 50,17% dos votos válidos, contra 41,35% de José Agripino.

PESQUISA SENADO
Start aponta queda na diferença entre Vilma e segundo colocado

Em apenas uma semana, a diferença entre Vilma de Faria e o segundo colocado na corrida por uma cadeira no Senado caiu quase pela metade. Os números da Star Pesquisa, divulgados nesta segunda-feira (13) apontam uma diferença de apenas 5,3 pontos percentuais entre Vilma e José Agripino, quando em 6 de setembro passado, essa diferença era de 10,3 pontos percentuais.

A Start realizou 1.530 entrevistas, em 37 municípios do Estado, entre os dias 4 a 6 de setembro. A margem de erro é de 2,52 ponto percentual para mais ou para menos.

Os números mostram que Vilma está com 35,9% e o segundo colocado, José Agripino, está com 41,2%, confirmando a indefinição da eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário