terça-feira, 18 de setembro de 2012

FERNANDO PEDROZA NA ROTA DA GRIPE SUINA


A cidade de Fernando Pedroza, localizada na região Central potiguar, está incluída no rol de municípios do Rio Grande do Norte onde se tem conhecimento oficial de registros de casos da gripe Influenza A-H1N1, a chapada gripe suína.


Conforme dados revelados pelo Departamento de Vigilância Sanitária de Mossoró, que funciona como núcleo de referência para o registro dos casos na região, no Estado até aqui foram confirmados onze registros da doença, seis deles em Natal e o restante nos municípios de Extremoz, Parnamirim, João Câmara, Jardim do Seridó e Fernando Pedroza.

Informação vinda da assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde Pública ressalta que, para combater o problema o Estado tem intensificado as ações de vacinação e flexibilizado a disponibilização do medicamento para as pessoas que estão sob suspeita, registram caso grave ou leve da doença. Sete das onze pessoas contaminadas pela gripe suína no Estado são menores de 14 anos de idade, o que revela, conforme o órgão, a importância da intensificação da vigilância em crianças hospitalizadas.

 Na região as pessoas com suspeita de contaminação da doença são levadas para o Hospital Regional Tarcísio Maia, porém, o diagnóstico oficial é realizado na capital do Estado, especificamente no Laboratório Central, Lacen. A responsável pela área de vigilância da gripe suína, Estela Leal, disse que a recomendação do Ministério da Saúde para os setores onde foram notificados os casos é que se busque intensificar as ações de vacinação, principalmente em gestantes, idosos e crianças

Ela contou que o órgão federal indagou do Estado se havia necessidade de mais doses da vacina, frisando que não houve tal necessidade, uma vez que, conforme registrou, há grande quantidade de vacina em estoque. Estela Leal informou que muitas cidades conseguiram atingir a meta da campanha de imunização que ocorreu em maio. Ela disse que a ordem é dar prioridade à vacinação em crianças e mulheres grávidas após a campanha. A técnica acrescentou ainda que 29 unidades de saúde do Estado encontram-se abastecidas com o remédio utilizado para o combate à gripe suína.

Por fim, Estela Leal repassou informações que ajudam a se prevenir contra da doença: lavar as mãos com água e sabão costumeiramente, especialmente após espirrar ou tossir, não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal, além de não levar as mãos sujas aos olhos, nariz e boca. 
F: radioprincesadovale.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário