terça-feira, 25 de setembro de 2012

O POVO COMENTA: PESQUISANDO OU NÃO SÓ DÁ LARDJANE E JUNIOR


O Distrito de São José da Passagem no município de Santana do Matos na noite do domingo, 23, foi o local de maior concentração de pessoas oriundas da zona rural para assistir um comício que ficou registrado na memória do povo e nas páginas da  história política do lugar. 

Foi uma resposta da gente humilde, dos pequenos criadores que sobrevivem das atividades rurais no sofrido recôncavo, no semi-árido da região Central do Rio Grande do Norte. Num final de semana onde a coligação "Santana de Mãos Dadas" fez uma maratona de comícios, passando na sexta-feira por Varzinha, no sábado pelo Distrito de Santa Tereza, encerrando a meia noite no tradicional Distrito de São José da Passagem. 

A multidão impressionava pela euforia, pela energia exposta, demonstrando interesse em fazer parte do momento político que vive o município de Santana do Matos. O comportamento de massa nos proporciona momentos de reflexão. Conversando com o ex deputado, ex prefeito, Dr Neto Correa me confidenciou: “nunca tinha visto em meus trinta e poucos anos de política no município de Santana do Matos, manifestação assim, com tanto entusiasmo e participação em massa do povo”, disse Netinho, médico, ortopedista -  prata da casa.

Neto Correa nesta campanha chega mais uma vez pesando forte, desequilibrando o Fiel da Balança. Assim fiz referências ao seu potencial político nas duas vitórias que ele proporcionou ao prefeito Assis da Padaria na campanha de 2004 por mil e poucos votos, e, 2008 nos 70 votos de maioria que pareceu mais uma derrota que vitória. Vitoria pálida com gosto de derrota, que na verdade já era um prenuncio da decadente e curta carreira política do prefeito Assis da Padaria.

Um mercenário, sem militância, sem escola política, onde deu preferência e privilegiou as classes mais favorecidas, esquecendo a população pobre e carente. Portador de índole arrogante e sentimentos inadequados para com os santanenses da zona rural, quis dividir com essa população durante seus dois mandatos, esses valores, adquiridos pela prática constante do uso do capital, vendo o cifrão, a moeda, à aparência como solução dos problemas sociais. O ciclo vai durar oito anos. A mordaça começou a ceder, por não resistir a pressão popular contra a candidatura imposta por interesses e conchavos políticos.

Um ciclo que agora se fecha com passos lentos sem brilho e sem capacidade de transferir votos para uma possível vitória de um candidato seu indicado. Onde os próprios candidatos de sua coligação, já omitem seu nome com receio de não mais agregar votos. Façam pesquisas, os dados e amostragens estão aí, livres, independentes e manifestados.

A coligação “Santana de Mãos Dadas” ficou forte, possui bons candidatos, nos bastidores e no palanque grandes lideranças, bons oradores, que convergem e transmitem credibilidade, segurança e boas opções aos eleitores santanenses. A chapa majoritária composta pelo DEM e PMDB representada pelos jovens Lardjane e Junior, lideram um bloco de 10 partidos aglutinando a maioria das lideranças do lugar. Lideranças essas como o ex deputado e ex prefeito Dr Neto Correa, ex deputado e líder maior da coligação Dr Paulo de Tarso, Dr Edvaldo Guimarães, Ex prefeito João Lopes, vereadores Naldinho (presidente da câmara), Dr Assis Santos, Magnus, Mago de Miro, Washington, Sales Araujo e Biau compondo um bloco de sete vereadores dos nove da legislatura atual.

Empresário Raimundo Miguel (Mundoca), Dr Neto Nobre, ex prefeito de Bodó e ex vereador em Santana do Matos Antônio Assunção, presidentes de associações de comunidades, lideranças localizadas, os maiores Clãs das tradicionais famílias santanenses, todos unidos dando uma resposta pela significativa presença da população rural, confirmando a força dos Distritos de Santa Tereza e São José da Passagem. Todos reconhecendo a necessidade de retomar e fomentar a zona rural do município – terceiro em extensão no Rio Grande do Norte.

Esta mesma zona rural que a oito anos reivindica manutenção de suas estradas vicinais, igualdade no atendimento e benefícios pelos programas e projetos para o campo, abolindo a prática, abominável e inaceitável por discriminar o homem do campo pela posição partidária ou exercício de sua cidadania, assim como faz a política nesses últimos anos em Santana.

Esta mesma zona rural que deveria ter um abastecimento pelos carros pipas de maneira justa sem prejudicar ou privilegiar outros por serem correligionários do prefeito, do secretário de agricultura ou casos semelhantes. Prática abominável que gerou ódio na população rural pela maneira descarada e arrogante, humilhando pessoas que sobrevivem nessas comunidades pobres do município. Esse governo vai ser reconhecido como: um construtor de aquários com paredes de vidros para peixes pavões com respiração de anfíbios.

Em Residência, citaria três ou mais cisternas que nunca receberam uma pipa d’água pela prefeitura de Santana do Matos). Simplesmente porque aquelas pessoas não votaram no petulante prefeito nas duas últimas eleições. Neste período o que fez para aquela comunidade foi um quebra mola que a comunidade pleiteava a 20 anos, onde foi um pedreiro e um auxiliar e fez o serviço em meio dia e um posto de saúde que depois de pronto passou três anos sem funcionar, alegando argumentos falsos que o proprietário da terra onde foi construído o posto não permitia a utilização do prédio. No local já existia uma edificação da própria prefeitura que já tinha sido utilizado como caixa d’água, portanto, de direito já existia a funcionalidade e utilização do local pela prefeitura.

Lardjane e Junior, éticos e equilibrados, em nenhum momento citam os méritos ou deméritos dos adversários. Preocupados e conscientes já esboçam um plano de governo. Vislumbramos que suas decisões sejam priorizadas, junto as pessoas, ouvindo o povo, a tomar decisões, tendo assim respaldo da população. Recursos próprios deverão ser sempre analisados por esses critérios claros e transparentes. Obras com origens de receita Federal ou Estadual serão acompanhadas, administradas e opinadas dentro das necessidades e realidade da cidade ou do município.

2 comentários:

  1. Dessa vez você pecou no seu texto, texto esse altamente politiqueiro, como é que pode chamar aquele que mais fez por santana de "Um mercenário, sem militância, sem escola política, onde deu preferência e privilegiou as classes mais favorecidas, esquecendo a população pobre e carente."

    Passou todos os limites!!!

    Melhore Dutra, logo vc que eu tenho pra mim que nao necessita da POLITICA pra nada, ou estou errado???

    vlw

    AD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo
      Pelo Jornal Cajarana divulguei Santana do Matos por quatro anos em toda a região Central do Estado. Pelas condições de editor, diretor e manter o Jornal por tanto tempo, tive oportunidades de reviver minhas origens, expor meus pontos de vista sobre o lugar, nossa gente, apesar dos 40 anos ausentes da terrinha.

      A política está em nosso sangue. Você assim se expressou por não reconhecer a péssima Administração do prefeito Assis da Padaria na zona rural do município. Ele podou nossa maior vocação que é a limitada, mas essencial produtividade pecuarista do municipio, terceiro maior em extensão do Rio Grande do Norte.

      Vc concorda com uma Administração que passa 7 anos sem uma programação para manutenção das estradas vicinais do municipio, e que de repente no segundo semestre do ultimo ano do segundo mandado, por ser ano de eleição, as estradas estão todas em manutenção? MAFIOSOS, um dia encontrarás um retorno sem reta! Versius 5º - Adágio Popular.

      Vc concorda? Quando cheguei em Residencia em 2002 existia naquela comunidade, que é um cruzamento entre várzeas paralelas, lá existia um ponto de entrega de leite bovino e caprino, onde os pequenos produtores circunvizinhos entregavam o produto e era transportado para a APASA, garantindo assim, durante todo ano um complemento de renda para aqueles pequenos e medios pecuaristas. A partir de 2004, exatamente no inicio do governo Assis da Padaria começou a se fechar as portas, e hoje a seis anos que não existe mais a comercialização do produto. E agora? O que tem a dizer do seu prefeitinho que só sabe comprar cimento e não incentivou nada na zona rural. Alias ele mesmo fala que o municipio só sobrevive da receita dos aposentados. MENTIROSO, INCOMPETENTE E MAFIOSO! Agora defenda seu prefeitinho. Sobre as praças, temos tradição, a minha dos anos 60 e 70 também era linda,tinha árvores, bancos e árvores. A casa da Cultura foi verba Estadual que aliás quiseram dar uma surrupiada mas não deu tempo pq descobriram a maracutaia dos peixes grandes e não deu pra chegar nas piabas; o asfalto já estava em pauta para Santana do Matos há mais de 10 anos; O Conjunto Portelinha que muito se comentou pela qualidade do material utilizado foi uma cota de moradias designado pelo governo federal que por sinal aquem das reais necessidades e deficit habitacionais do municipio; enfim, Santana do Matos, precisa sim, de gestores que desempenhem suas funções conscientes e sabedores que tem vários Dutra Assunção e alguns comentaristas anônimos que as vezes desinformados ou com viseiras, acompanham, participam ativamente, opinando ou contribuindo de uma maneira ou de outra para o desenvolvimento do nosso povo.




      Excluir