quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

ADUTORA EM SANTANA DO MATOS SEM ÁGUA HÁ MAIS DE 30 DIAS

ADUTORA EM SANTANA DO MATOS SEM ÁGUA HÁ MAIS DE 30 DIAS 
Água na torneira só no dia da inauguração
Informações recebidas de Santa Maria, comunidade em Santana do Matos nos deixa preocupados com a situação da região. Há mais de 30 dias que o ramal da Adutora não funciona. Aliás, desde o início de Outubro que o sistema funcionava com deficiência, até essa paralização.
Oportunamente, contrastando com tudo que se tem dito e feito em apoio aos afetados pela seca vem em desabafo por um telefonema que recebi hoje pela manhã, 17 de Janeiro de uma pessoa daquela comunidade que pediu a condição de anonimato:

 -“Hoje, aqui em Santa Maria, o fornecimento de água salobra está sendo feito em um carro pipa com 4.000 L d’água, custando R$ 50,00 que é retirada de uma cacimba na comunidade vizinha de Rodeador. Outra exploração do precioso líquido é feita por outros veículos que transportam 7.000L com água da Adutora vinda de Fernando Pedroza, no valor de R$ 150,00”, disse a pessoa, solicitando seu nome em sigilo.

Para confirmar obtive outras informações que não considerei por conter conotações políticas. Acrescentava que a estrada até a cacimba tinha sido feita por máquinas da prefeitura e deveria ser cobrado uma taxa menor, por ser a água do leito do rio, um bem coletivo e não poderia ser explorado da maneira como está sendo feito.

Colocações políticas a parte, a política local é um mal que desagrega cada vez vez mais as populações das sofridas comunidades rurais em Santana do Matos. Enquanto isso, a população passa necessidades, vivem em condições sub-humanas e os rebanhos morrem de cede. São poucos os que têm condições de arcar com essas despesas, muitas vezes iludidos pelas promessas de programas e projetos. Esse é um fato real, uma realidade em muitos locais do município e do Rio Grande do Norte.

Temperatura aumenta pressão da água rachando a tubulação 
Sobre o Braço Adutor que abastece a comunidade de Santa Maria tenho dados à acrescentar. Uma semana antes das eleições constatei e registrei com fotos um dos motivos da deficiência do sistema. No trecho entre São Miguel (RN-304) e Tupá existem pontos com caixas de cimento mais ou menos 40 X 40cm (tipo caixa de esgotos) onde são instaladas as ventosas (aparelhos para eliminar as bolhas de ar na tubulação), o defeito apresentado naquela época foi consequencia de canos rachados no local de junção das peças quando a temperatura aumentou pela retiradas das tampas dos locais. Essas tampas foram simplesmente roubadas. É um fato real que afeta e responsabiliza diretamente a manutenção da rede que deve ser feita pelas prefeituras.
Não aceitamos explicações por parte de representantes de governos Federal, Estadual  ou  Municipal que justifiquem tal situação.  As notícias estão aí nos jornais, na TV e nas redes sociais sobre as verbas destinadas aos órgãos capacitados para amenizar os problemas gerados pela seca. Impressionam pelos valores designados, enquanto as ações não chegam aos necessitados. Muitos dos novos gestores estão recorrendo a Justiça e ao governo Estadual para resolver os problemas encontrados em seus municípios.
Santana do Matos está relacionado na lista negra dos mandatos encerrados em 2012 com dívidas a pagar pelo novo gestor. Naquela cidade o pagamento do funcionalismo atrasou 10 dias em Novembro de 2012 e o de Dezembro até agora não foi pago. A prefeita Lardjane esteve em Natal resolvendo junto aos órgãos competentes uma solução para os problemas encontrados. Entre eles, o corte previsto do fornecimento de água por carros pipas por está sem pagamento por parte da prefeitura por mais de seis meses. Dívida essa, deixada pelo prefeito anterior que certamente com contrapontos e falsos argumentos tentará justificar ao povo ou talvez necessário a Justiça.

Esse telefonema recebido hoje de uma comunidade isolada como é a de Santa Maria em Santana do Matos deixa claro como estreitamos os espaços, até então existentes entre as localidades, seus representantes, governos, veículos de comunicações, responsabilidades, conscientização e o exercício da cidadania.

SERVIÇO:
Redação Cajarana
9489-9641 (CLARO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário