domingo, 13 de janeiro de 2013

A SERRA CAJARANA ESTÁ PARA SANTANA DO MATOS, ASSIM COMO O CABUGI PARA O RIO GRANDE DO NORTE


As mudanças bruscas da natureza transformam imagens contrastantes que nunca se apagam da mente dos nordestinos. A serra da Cajarana próxima a cidade de Santana do Matos no Rio Grande do Norte é um exemplo registrado nas lembranças de saudosos santanenses que moram em outras cidades.

 A SERRA DA CAJARANA ESTÁ PARA SANTANA DO MATOS, ASSIM COMO O PÃO DE AÇUCAR PARA O RIO DE JANEIRO   


No início de 2007 quando fundei o mensário "Jornal Cajarana" deparei com três opções para definir a logomarca do Jornal que estava sendo criado. Eram elas: 1) - A serrinha de São Geraldo localizada na comunidade de Residência: 2) - A passagem sinuosa pelas ruinas da Mina Cafuca; e 3) - A Serra Cajarana ao lado da comunidade de Bom Jesus.

A escolha foi muito difícil. Senti que tinha uma tendência suspeita para optar pela Serra de São Geraldo onde passei 10 anos no período da infância e adolescência, bem pertinho, ao seu pé vendo sua silhueta. No terceiro dia fiz opção pela Serra da Cajarana por ser mais conhecida e temendo não ser justo na definição dos critérios ao escolher a opção de minha preferência. A Cajarana, na verdade pesou por ser mais conhecida e próxima a cidade.

Não imaginava que em pouco tempo a logomarca do jornal se transformasse em um cartão postal e principalmente como referência de projeção em todo o Estado do Rio Grande do Norte projetando Santana do Matos para o mundo.

Sendo suspeito ou tomado de fortes sentimentos patrióticos certa vez publiquei: O Pão de Açúcar está para o Rio de Janeiro; tal qual a Torre Eiffel está para Paris; assim como, a Serra da Cajarana está para Santana do Matos no Rio Grande do Norte. Puro exagero em analogia, nem sequer citei o mais importante referencial dos potiguares que é o Pico do Cabugi situado no município de Angicos. Mas, conhecido como sendo Pico do Cabugi em Lajes, devido está bem próximo àquela cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário