domingo, 13 de janeiro de 2013

VOCÊ SE COMUNICA?


Muito pouco talvez. Comunicar-se não é simplesmente falar, ouvir, falar. É muito mais que isso. A maioria dos animais convivem em grupos a maior parte de sua existência, salvo raras execeções, desenvolvendo assim tipos de comunicação diferentes. Os humanos aprimoraram essa atividade quando descobriram que poderiam superar suas limitações e condições físicas através do entendimento de seus pensamentos e objetivos. Neste momento foi a maior das descobertas, a comunicação tornou-se uma atividade importantíssima para a espécie.

É uma unanimidade entre os arqueólogos do mundo todo que os homens pré-históricos utilizavam-se das gravuras rupestres com a finalidade de manterem a comunicação.


Ao comunicar-se o grupo analisa as idéias, cria realidades, surgem dúvidas, são feitas indagações e necessariamente destacam-se os líderes. E, através das lideranças são coordenadas as ações no sentido de que o todo sempre é maior que comportamentos e atitudes isoladas. A comunicação, portanto é uma ferramenta poderosa que possui técnicas específicas desenvolvidas por cada espécie animal.

SERES HUMANOS APERFEIÇOARAM-SE NA ARTE DA COMNUNICAÇÃO
Quando você escuta alguém falar: “Fulano tem o DOM da comunicação” – Não é bem assim. Comunicação é uma arte porque disponibiliza de uma ferramenta com a qual o ser humano pode manifestar idéias, sensações, criatividades e ações que agradam ao grupo sempre com resultados positivos. Resultados esses que necessitam de técnicas específicas que sofrem constantes aperfeiçoamentos.

É neste momento que surgem pessoas mais comunicativas do que outras, mas isso não determina um dom especial para uma comunicação efetiva. É, sim, decorrência de fatores como introversão e extroversão, que nada têm a ver com a comunicação em si. Uma pessoa introvertida pode, perfeitamente, comunicar-se bem em um meio onde se sinta à vontade, e uma extrovertida, não necessariamente, será capaz de fazê-lo, apesar de sentir-se sempre à vontade.

Portanto, comunicação não é simplesmente falar-ouvir-falar. Comunicar-se com eficiência, profissionalmente vai muito além, ela é uma ferramenta que deve ser bem usada, tornando-se poderosa por quem sabe usá-la.  

COMUNICAÇÃO AO PÉ DA LETRA
 
Saber ouvir e retransmitir mensagens através da linguagem, escrita ou falada, símbolos e sinais visuais ou sonoros constituem os processos de Comunicação.

Comunicação é a capacidade de trocar ou discutir idéias, de dialogar e de conversar com vista ao bom entendimento entre pessoas. Mas a comunicação, que visa prioritariamente ao entendimento e que pode gerar uma ação comum, também pode ser utilizada para manipular pessoas. Quando isso acontece, ela é capaz de destruir indivíduos, organizações e nações, em um efeito semelhante ao da falta de comunicação, que tem o poder de desagregar valores.
Sempre que alguém está se comunicando efetivamente, está criando do nada uma realidade antes inexistente. A comunicação, com o uso da linguagem, permite-nos inventar possibilidades. Para saber viver profissionalmente, considere todas as formas de comunicação, mas concentre-se principalmente na linguagem verbal e na não-verbal. É esse tipo de comunicação que predomina no relacionamento humano.

OS TIPOS DE RELACIONAMENTO

É no processo de comunicação entre as pessoas que podemos observar a ocorrência de relacionamentos interativos ou manipulativos. Enquanto os relacionamentos interativos são altamente produtivos, os manipulativos são altamente destrutivos. Quando um dos interlocutores se considera uma pessoa e vê o outro como objeto, ou vice-versa, acontece a manipulação. E quando ambos os interlocutores se vêem e vêem o outro como pessoas, acontece a interação. Mesmo quando uma comunicação se inicia de forma interativa, ela tanto pode manter-se assim, como pode deteriorar-se para a manipulação. E uma relação interativa se torna manipulativa quando o coração quer uma coisa e a razão quer outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário