quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

PRAÇA ALUIZIO ALVES EM SANTANA DO MATOS


Meu abraço ao seridoense da gema, José André "Ferrugem", agora com sotaque carioca, mas, nunca esquecendo as origens pros lados dos Caicós. Fuçando na Internet como internauta de primeira linha posta na minha página do face essa foto antiga da praça Aluízio Alves, da minha querida terra natal - Santana do Matos / RN
.

SOBRE A PRAÇA ALUÍZIO ALVES
Na minha opinião é o mais significativo e representativo cartão postal da cidade e de todas as gerações de santanenses. Espaçosa, margeando as calçadas da principal rua da cidade, sempre foi o ponto de encontro de nossa gente.

Sempre bem cuidada e preservada sofre alterações em suas linhas que representam conceitos urbanísticos atualizados e reivindicados por seu povo. Seu espaço como galerias acomodam a multidão dos grandes eventos realizados na rua principal. Em determinadas décadas tinha grandes árvores, passarelas e os famosos bancos da praça. Fazer referência em textos é motivante para os editores que mesmo omitindo-se a praça, ela está inserida intrinsecamente no contexto como na crônica O RAPAZ DA BICICLETA de José Aprígio no ( blogdoaprigio.blogspot.com.br ) no referido texto a praça sem ser citada é elemento incorporado ao contexto, complementando o ambiente das noitadas.

 (O RAPAZ DA BICICLETA):
... - " Dos chamados serenos dos bailes, tocados por orquestras. Do club lítero. Do grupo escolar. Das noites embaladas pela difusora Tonheca Dantas. Noites curtas, determinadas pelo sinal do gerador. Nove horas, ao primeiro sinal, todos saiam em direção as suas casas, apressados. Relembramos as tardes de serestas, onde Chico Major e Luiz Major, dedilhavam os seus violões, e cantavam "Ontem ao Luar"," O Ébrio", de Vicente Celestino". - Citou José Aprígio de Medeiros no seu Blog, onde a praça complementava o cenário dos boêmios daquelas noites.

A praça Aluízio Alves continua a encantar os santanenses, a magia, a tradição. As referencias, agora transformadas por novos hábitos, costumes e valores também marcam as novas gerações. Atualmente modernizada tornou-se uma das praças mais bonitas do Estado do Rio Grande do Norte. Em seus esquinados do retângulo encontra-se quatro pontos com significados culturais:
1 - Um caramanchão;
2 - Uma Fonte Luminosa;
3 - Um pequeno espaço, tipo Arena Romana e
4 - Um Coreto.
Caminhar na praça ou sentar em um de seus bancos por minutos sequer, são restauradores. Um hábito simples, a rotina prevista, a tarde que chega, a noite vizinha, as luzes que iluminam os corações que amam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário