quarta-feira, 29 de julho de 2009

ASSEMBLÉIA ESTATUINTE DA UERN E SEUS EMBATES


Modesto Neto pede o voto paritário

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, realizou a sua assembléia estatuinte para reformula a constituição da universidade. Os trabalhos foram iniciados na sexta-feira (24 de julho) e seguiu até o domingo pela tarde. Cerca de 47 acadêmicos representaram os mais de 12.000 universitários da Universidade Estadual que hoje é uma das maiores do Rio Grande do Norte.

O movimento estudantil se manteve unificado caminhando juntos em quase todos os embates polêmicos, com pouca dissidência. O escritor Modesto Batisa Neto representou o curso de História, o bancário Diocele o curso de Pedagogia e o universitário Jackson do 5º período de Letras o seu curso, esta foi a bancada de representação dos discentes do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, de Assú.

As Faculdades agora se tornaram Centros; a gratuidade em relação à Universidade e os seus serviços (emissão de documentos e etc.) a partir de agora passa a ser ampla e irrestrita, os alunos não mais pagarão por certificados, históricos e nem mesmo pela inscrição no vestibular.

O ponto alto foi à aprovação do voto paritário para as eleições de diretor de Campus e reitor da Universidade, esta conquista foi dura e teve os seus protagonistas. O vice-presidente do Diretório Central dos Estudantis - DCE, Petrônio, assim como a professora Dra. Telma Gurgel, professor Ramos de Mossoró, o líder de Letras de Pau dos Ferros, Yuri Hícaro, o representante de História de Assú, Modesto Neto entre líderes do curso de Assistência Social e outros, foram os protagonistas da vitória expressiva do voto paritário.

Coeficiente da paridade – Com a paridade o coeficiente dos segmentos é equiparado. Professores, Funcionários e Estudantes passam a ter o mesmo peso; 33% de expressão eleitoral nas decisões e nas eleições que decidiram sobre o diretor dos campus e centros, assim como a decisão sobre o reitor que comandará a Universidade.

O processo de votação foi paralizado no domingo a tarde, após os longos e exaustivos dias de debates. O processo voltará a ser conduzido no sábado no dia primeiro (1º) de agosto. Todos os debates e embates na construção da nova Estatuinte da UERN é um momento histórico de suma-importância para a identidade da instituição de ensino, levando em consideração que a ultima vez que a Universidade vivenciou este momento foi em 1988, há mais de duas décadas, esta importância se torna ainda mais substancial.

Atuação de Modesto Neto – O jovem escritor Modesto C. Batista Neto presidente do PDT do município de Angicos é acadêmico do curso de História, estando no primeiro período do referido curso, teve atuação destacada e polêmica nas votações da Assembléia, chegando até mesmo a dissidência do movimento estudantil e das orientações do DCE, quando apoiou a paridade também para o conselho (CONSUNE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário