quinta-feira, 16 de julho de 2009

SENADOR GARIBALDI RESPONDE A PERGUNTA: SANTANA DO MATOS PODERÁ TER UM CANDIDATO DO PMDB A PREFEITO EM 2012?

Daniel Pereira recebe telefonema do Senador Garibaldi parabenizando-o pelo seu aniversário

No domingo 12/07 participei do programa Tribuna Livre que vai ao ar as 11.30h na FM 104,9 de Fernando Pedroza. Tribuna Livre tem grande audiência naquela cidade em cujo horário os ouvintes sintonizam, o talento do comunicador social Daniel Pereira. A emissora alcança várias comunidades do município de Santana do Matos, principalmente aquelas situadas as margens da antiga estrada de barro - Angicos a Cerro Corá. A emissora chega com excelente sinal a partir das comunidades de Conceição, Camará, Pixoré de Baixo, do Meio e de Cima, Residência, São Bento, Tupá, Cruzeiro, Ave Maria, Santa Maria, Tapuia, Mulungu, Tostado, São José da Passagem, Pedra Branca e toda aquela região da aba da serra grande, até Bodó. Em função da região ser plana e sem grandes serras a portadora da FM de Fernando Pedroza abafa o sinal da nossa FM 104- Timbauba de Santana do Matos.

Daniel Pereira(PSDB), ex-candidato a prefeito na última eleição fez uma brilhante campanha, quase quebrando a hegemonia do poder naquele município e que ainda continua com o estigma de ser governado por um grupo familiar como normalmente acontece em várias cidades pequenas do Estado.
Naquele domingo estava participando do programa pra falar sobre o alto índice de mortalidade de caprinos e ovinos na região por ocasião da pegada de inverno, principalmente no período de Março a Junho.

Falava sobre a necessidade de tomarmos algumas providências e precauções para o inicio do próximo ano. Medidas essas tão necessárias para os médios e pequenos criadores desses rebanhos da região. Falava que esses pecuaristas não tinham conhecimento e nem apoio das Secretarias de Agricultura, nem existia vontade política dos prefeitos da região sobre o assunto.
Rebanho de ovinos preso por 30 dias ao lado da sede paa evitar a mortal bactéria que penetram nos cascos, apodrecendo-os e alejando o animal. No máximo em 2 meses morrem de fraqueza ou por outras bactérias ou vermes. Evitando a umidade das várzeas por 30 ou 40 dias o problema é controlado.

Falava com conhecimento de causa por sentir na pele como pecuarista o problema acontecido esse ano de 2009. Mesmo sendo conhecedor dessas precauções a serem tomadas, ainda fui penalizado em um percentual de 6 % num rebanho de 200 cabeças de ovinos. Essa perda foi insignificante comparada com a grande maioria dos criadores que chegaram aos índices de 50 a 60 % de mortalidade de seus rebanhos.

É essencial que existam veterinários com apoio do governo, desenvolvendo projetos de orientação e implantação desses procedimentos preventivos. A grande maioria dos pequenos criadores não assimilam as informações por terceiros como se fossem os donos da verdade.
Lote de borregos com 120 a 150 dias confinados para evitar a umidade das várzeas durante o inverno. Devido a época foram encaminhados para corte com peso de 7 a 8 KG.

Índices de chuvas na região central, por experiência própria de anotações e controle acima de 500 milímetros, a bactéria do casco atua, principalmente se não for feito manejo de cercados e vacinação do rebanho.

Não admitem os pequenos pecuaristas, por falta talvez de informações credenciadas, que devemos investir em divisórias de cercado para manejo, que devemos vacinar os rebanhos, ( Acham muito caro (R$ 120,00 p/ vacinar 200 animais) e no final perdem 120 cabeças dos ses animais. Que é importante investir em instalações adequadas, nas precauções higiênicas, enfim, não aceitam informações informais. Essas instruções devem ser dadas com critérios e procedimentos em projetos governamentais. Essas medidas que deveriam ser repassadas por profissionais da área de Saúde, mas que infelizmente a maioria dos veterinários das cidades da região possuem comércio afins, (Casa de rações e medicamentos), até porque, esses profissionais não conseguem salários justos por parte do governo para exercerem suas profissões. Aí então, os interesses pela divulgação ou orientação entram em conflitos com os interesses comerciais, salve algumas exceções ou que seja desprezível minha autenticidade pelo Ponto de Vista.

Começava a falar esse assunto na emissora quando os telefones começaram a tocar, ligações uma após outra. Na verdade eram para parabenizar o grande líder de audiência do programa - Daniel Pereira que estava naquele dia 12.07 completando 33 anos. Acompanhei o programa até o final. Foram muitos telefonemas, senhoras donas de casa, amigos, correligionários, políticos e o povão, todos enviando mensagens, desejando um Feliz Aniversário e dando força ao trabalho desenvolvido por Daniel Pereira em Fernando Pedroza, constatei durante todo o programa o carinho do povo do lugar por seu programa, pelo líder político que coloca no ar com responsabilidade e ética os anseios dos pedrozenses.

Lembro dos telefonemas no ar do vereador Francimário, de Fernando Pedroza, do Prefeito Benes, de Lajes e para preencher todo o espaço do programa o telefonema surpresa do Senador Garibaldi Alves, parabenizando o jovem aniversariante filiado ao PSDB.

O Senador discorreu por mais de 30 minutos falando da política nacional, da política estadual, deixando claro que é candidato a reeleição ao Senado e que não será candidato a Governador.

No momento dessas colocações, Daniel Pereira anunciou a presença do diretor do Jornal Cajarana Dutra Assunção no estúdio da emissora e que ele gostaria de fazer uma pergunta ao Senador. - Prontamente atendido, fiz a seguinte colocação e perguntei:

"Senador Garibaldi, o Sr sendo candidato em 2010 ao Senado, certamente haverá um fortalecimento do partido em todos os Municípios do Estado. Santana do Matos poderá ter em 2012 um candidato a prefeito do PMDB"?

O Senador Garibaldi de imediato disse: “ Claro que pode. Inclusive na última campanha o ex deputado Paulo de Tarso coordenou e representou o PMDB no bloco que apoiou a candidata Lardjane e que em brilhante campanha quase ganhou a eleição em Santana do Matos. Em 2012 espero estarmos mais fortes e unidos para a eleição do Município”.

Daniel encerrou o programa agradecendo ao Senador Garibaldi, aos amigos e correligionários que telefonaram e em muitos momentos transpareceu a pura emoção por tantos telefonemas recebidos. Lembrou a data 12/07 que completava 33 anos como uma coincidência pelos 1207 votos obtidos na última eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário