quinta-feira, 30 de julho de 2009

SANTANA DO MATOS EM TEMPO DE FESTAS DA PADROEIRA

Imagem de Nossa Senhora Sant'Ana na Igreja de Santna do Matos

Santana do Matos como toda cidade do mundo tem a sua Festa maior. Aquela que resgata as origens, que incentiva a vida, renovando os valores de cidadania, tradição, esperança e Fé. No nordeste as datas mais festivas de suas cidades coincidem geralmente com os dias de seus padroeiros, caracterizando assim, o que somos, um povo religioso, respeitoso, pacato e de boa índole.

Os santanenses não esqueceram suas origens, manifestaram-se com muita alegria e participação nas Festividades do mês de Julho. Foram dez dias de religiosidade, comemorações, eventos musicais e entretenimentos. Tudo alusivo, em nome e Graças de Nossa Senhora Sant’Ana pela passagem do seu dia - 26 de Julho.


Início da procissão em Santana doMatos em 26/Jul/2009

A Festa de Sant’Ana 2009 teve um destaque observado por todos os santanenses que aqui moram ou por aqueles que vêm todos os anos: Um aumento significativo de pessoas que vieram pela primeira vez e muitos santanenses que a 20 ou 30 anos não visitavam a sua terra.

Muitos fatores concorreram para que houvesse esse fluxo acentuado de pessoas, santanenses ou não, que compareceram em Santana do Matos nesse mês de Julho:

1) - O Pe Josino coordenou o Tema da Festa “Com Sant’Ana, Evangelizando em Comunhão e Missão” com inteligência convergindo esforços e dedicação de toda equipe. Escolhendo os pontos “Fortalecer a Evangelização e Resgatar o Sócio Cultural” o Pároco proporcionou maior participação de todas as classes aos festejos de Santana, deixando assim, todos orgulhosos por sua liderança.
2) – Divulgação: a) - A organização da Festa confeccionou um Folder muito bem feito, onde explicava objetivos, programação e detalhes da festa com distribuição feita ao público alvo.

O espaço Pavilhão de Santana.
b) – A volta do “Pavilhão de Santana”, o espaço montado ao lado da Matriz com infra estrutura para realização de vários eventos, foi o ponto forte da Festa. Oportunizou vários eventos e participação de outros segmentos e instituições a participarem da Festa durante toda a semana.
c) - Em destaque um concurso de Miss Mirim, a noite do Legislativo onde a Câmara Municipal através de seu Presidente Magnos reuniu oito Presidentes de Câmara de cidades do RN, inclusive o da capital, que certamente projetou Santana do Matos em to o Estado.

Muitos santanenses faziam mais de 20 anos que não assistiam a procissão

d) –A cidade divulgou através de seus
oito Blogueiros, baner (Cartazes) da Festa e textos. Todos eles unânimes em divulgar sem restrições nossa Festa 2009.

e) – Anúncios nas rádios de cidades vizinhas e na nossa FM 104.
f) - Jornais locais também divulgaram o assunto. Enfim a mídia teve uma atuação importante para o sucesso de público e motivação aos que compareceram as Festas de Sant'Ana.
g) - Novos prédios, novas praças, com canteiros conservados, a cidade bonita encheram os olhos dos visitantes.






O boi caindo na faixa, valeu o boi!

h) -A vaquejada, dita e divulgada a mais antiga do Estado, certamente concorreu para o sucesso da Festa de Santana do Matos 2009.

Alguns ítens foram verificados que seriam importantes serem corrigidos no próxmo ano.

i)– A cidade precisa urgentemente do seu Plano Diretor, aliás como o número de habitantes não requer um Plano Diretor, precisamos de normas e diretrizes para definirmos os procedimentos para a construção civil, remover áreas de lazer de locais inadequados e estruturar a cidade para uma Festa desse porte.
j) - Não é possível colocar tantas mil pessoas numa Festa, mesmo sendo popular, de rua, sem tomarmos devidas providênncias. Foi verificado falta de comida em restaurantes e lanchonetes, sem dormitórios, sem mictórios públicos, etc. Enfim, precisamos também criarmos estruturas para que a Festa de Santana se consolide. Do contrário o povo mais eficiente substitui a mídia.
) - Sobre a vaquejada temos informações de reclamações das instalações, falta de apoio a vaquerama, desorganização do evento e senhas muito caras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário