terça-feira, 28 de julho de 2009

SANTANA DO MATOS NÃO É INCLUIDA NO CIRCUITO DE TECNOLOGIA PARA AGRICULTURA FAMILIAR

AGRICULTURA FAMILIAR

Circuitos de Tecnologias adaptadas a cinco municípios do RN

O Governo do Estado realiza até o final do ano uma série de seis Circuitos de Tecnologias para agricultores familiares, de forma que este segmento econômico passem a contar com um suporte de conhecimento para um desenvolvimento sustentável das atividades agropecuárias e a melhoria de sua produtividade.

O presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Henrique Santana Júnior, diz que os circuitos também são uma oportunidade para os pesquisadores terem contato direto com os produtores rurais que atuam numa economia de baixa escala, “tornando mais acessível o conhecimento sobre inovações tecnológicas na agropecuária”, que muitas vezes não chegam ao agricultor familiar, “mas que podem melhorar a realidade social e econômica em que vivem”.

Santana Júnior avalia que o evento “já teve um grande começo”, pois na primeira etapa do 6º Circuito de Tecnologias Adaptadas, realizada em Cruzeta, na região do Seridó, nos dias 23 e 24 de julho, a expectativa de público foi superada, atraindo mais de 600 produtores rurais. O 6º Circuito de Tecnologias tem mais cinco etapas, que serão realizadas no municípios de Mossoró, Apodi, Ipanguaçu, Pedro Avelino e São Gonçalo do Amarante, onde o evento vai ser encerrado.

Henrique Santana relatou, ainda, a importância da criação de mecanismos que possam medir os impactos desse trabalho, para que esses resultados sejam levados as entidades e organizações apoiadoras, ampliando e melhorando o evento, que é feito em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater), também vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura da Pecuária e da Pesca (SAPE), e com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Sebrae, Embrapa e do Banco do Nordeste.

Este ano o circuito tem como tema “Conservar os Recursos Naturais do Semiárido gerando renda e mais alimentos”. Em Cruzeta, foram realizados os dias de campo, momento em que pesquisadores e técnicos abordaram os temas de reservas estratégicas em seis estações sobre aves caipiras; Cultivo de tilápias em gaiolas; produção de leite de alta qualidade; produção e uso de silagem; alternativas para a formulação de rações na própria fazenda e alternativas para a caprinovinocultura na agricultura familiar.

Para José Silva, que participa pela terceira vez do circuito, o evento é uma oportunidade essencial para os agricultores, pois é por meio dele que eles tomam conhecimento de técnicas que melhoram o sistema produtivo em suas propriedades. “Todo ano eu saio com uma novidade do circuito, nós que vivemos da agropecuária familiar, precisamos saber dessas pesquisas. Por isso que quando fico sabendo da data do circuito procuro logo fazer a inscrição”, relata o agricultor do município de Bodó.

Circuitos da Agricultura Familiar
5 de agosto – Mossoró
20 e 21 de agosto – Apodi
24 e 25 de setembro – Ipanguaçu
29 e 30 de outubro - Pedro Avelino
26 e 27 de novembro - São Gonçalo do Amarante
Fonte – Emparn

Ponto de Vista:
Onde estão nossos representantes que não conseguem inserir Santana do Matos em um desses projetos dirigidos para a zona rural. Planejamento de ações no RN sobre agricultura familiar!, desenvolvimento sustentável de atividades agropecuárias!, projetos com alternativas sobre caprinovinocultura na agricultura familiar e muito outros!

Deixar Santana do Matos fora dessas ações, seria mesmo que acenar aos conformados, sem iniciativas, sugerindo que caminhem na praça, com inanição, e que voltem ao aconchego, mais reprodutivos pela carência de proteinas da espécie acasalada. Sonolentos que durmam e sonhem apreciando os Jardins Suspensos da Babilônia e com sorrisos amarelos, a reverenciar Nabucodonosor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário