sexta-feira, 6 de agosto de 2010

SANTANA DO MATOS COMEMORA 155 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Santana do Matos comemora emancipação política

Nessa sexta, 06, foi feriado municipal em Santana. Logo cedo em praça pública o prefeito, alguns secretários, professores e alguns alunos representando escolas, destacando-se, as crianças do educandário Senhora Sant’Ana participaram de um momento cívico em homenagens aos 155 anos de emancipação política do município.
                                    
Prof. Assis Braga fala para os jovens a importância da data a ser comemorada. Sec de Obras Paulo bezerra hasteia a bandeira, a educadora Tia Maria e o Prefeito Assis Silva prestigiam a cerimônia

A praça cívica enfrente a Matriz, palco de grandes manifestações religiosas e festas populares foi o espaço para o ato simples de civilidade desta manhã. Com restrita participação popular, conseqüência natural dos conceitos e sentimentos patrióticos desgastados nos últimos anos, preteridos por incentivos e outras manifestações, esquecendo-se as datas, os símbolos e os valores da Pátria. Uma cópia autêntica do termo brasilidade do Oiapoque ao Chuí e suas coordenadas.


Dados históricos pelo professor Assis Braga

"Santana do Matos e Angicos pertenciam à Vila Nova da Princesa (Açu), até que aos 11 de Abril de 1833, foi criado o município de Angicos, desmembrado de Açu, e Santana do Matos passou a ser subordinada a Angicos".

O Padre João Teotônio, pároco de Santana e Deputado Estadual na época, inconformado, começou a fazer manobras políticas para que Santana voltasse a pertencer a Açu, e em 28 de Março de 1835, uma lei extinguia o município de Angicos, voltando Angicos e Santana a fazer parte de Açu.

Dessa vez, Angicos não se conformou e para agradar as duas comunidades, em 13 de Outubro de 1836, foi sancionada uma lei que restaurava o município de Angicos e criava o município de Santana do Matos.

Seria essa a data da emancipação de nosso município, mas essa emancipação não foi definitiva, pois outra lei, em 7 de Março de 1953, extinguiu o município de Santana e voltamos a pertencer a Açu, até que em 6 de Agosto de 1855, uma lei oriunda do Deputado santanense, Manoel de Melo Montenegro, restaurava definitivamente o município de Santana do Matos, sendo essa data o marco da emancipação política de nosso município.

A data 27 de Outubro, na qual comemoramos o aniversário de nossa cidade, não tem nenhuma relação com a nossa emancipação política. Em 27 de Outubro de 1927, foi sancionada uma lei que dava a Santana do Matos o título de cidade, mas isso nada interferiu na nossa emancipação, pois já éramos um município autônomo há 72 anos.

Ainda existe confusão na cabeça dos santanenses quanto a essas datas, mas como são duas datas distintas e importantes para a história do nosso município, nada mais justo do que comemorarmos hoje, os 155 anos de emancipação política e no dia 27 de Outubro, comemorarmos também o aniversário de 83 anos da nossa cidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário