quarta-feira, 4 de agosto de 2010

SANTANA DO MATOS DESCOBRE PROJETOS E PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO EXISTENTES NO ESTADO

Faça revisões em seu veículo regulalrmente
Faça revisões em seu veículo regularmente.
 O governo do Estado necessita de iniciativas das Secretarias de Educação dos municípios para execução de projetos existentes

"Educação no Trânsito
O Projeto Norte-riograndense de Educação para o Trânsito (PNET) é uma proposta pedagógica do Governo Estadual, através do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) que conceitua o tema trânsito como uma questão de cidadania e como tal deve ser trabalhado com toda sociedade, junto às instituições de ensino público e particular, empresas de transportes coletivos, grupos de terceira idade e outros. .
Atualmente, o PNET desenvolve quatro projetos:
Multiplicando Educadores de Trânsito:
·         Tem como finalidade capacitar professores do ensino fundamental, das escolas públicas, estaduais e particulares, objetivando a formação de agentes multiplicadores de educação para o trânsito, a proposta é que o tema seja trabalhado de forma transversal de acordo com os parâmetros curriculares.
Escola Mirim de Trânsito:
·       O objetivo é promover ações educativas em um " Espaço Vivencial de Trânsito Móvel", para alunos do Ensino fundamental que utilizam-se de um ambiente simulando um espaço urbano com sinalização horizontal, vertical, gestual, sonora, luminosa, marcos e barreiras; faixa de pedestre; carrinhos motorizados; bicicletas; vídeos e jogos educativos trabalhados na perspectiva do exercício da cidadania. É desenvolvido no Cartódromo Geraldo Melo (ao lado do Machadão) todas as segundas e terças-feiras, nos turnos matutino (08h30 às 11h00) e vespertino (14h30 às 17h00), podendo atender até 40 educandos por turnos (acompanhados pelo responsável da escola). Telefone para contato - 3232-1252 (DETRAN).
Direção Defensiva:
·       Direcionado aos alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares, visando orienta-los através de palestras educativas e ações reflexivas sobre atitudes e comportamentos seguros a serem adotados no trânsito a fim de torná-lo mais solidário.
Vivendo e Aprendendo:
·       Desenvolvido junto a grupos da terceira idade, através de palestras e ações educativas, estimulando à participação na discussão de assuntos relativos ao trânsito na busca de solucionar problemas atuais e futuros sob a ótica da Cidadania garantindo uma mobilidade segura.
Semana Nacional de Trânsito
·       Comemoração da Semana Nacional de Trânsito, acontece no mês de Setembro, com realização de um Concurso a Nível Nacional, sobre questões relacionadas ao trânsito cujo o tema é estabelecido pelo Denatran. A Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito comemora, realizando blitz educativas, palestras e eventos culturais voltados para sensibilização da população com relação ao trânsito sob a ótica da cidadania.
Como uma Escola pode integrar-se ao Projeto?
"Simplesmente por um ofício. Dia 4  de Agosto  os educadores Cristine, Eliene, Tia Maria, (Turma do Teatro no Trânsito) Nilo, Assis Braga, Ana Iris e Ronilson participaram do projeto em Santana do Matos na Casa da Cultura".

·       A escola para integrar-se ao PNET, deve enviar um ofício ao Diretor Geral do DETRAN/RN, solicitando a visita da equipe pedagógica na sua escola. Endereço: Av. Perimetral Leste, 113, Cidade da Esperança, CEP: 59.071-450 Natal, Rio Grande do Norte. PNET para maiores informações pelo fone(84) 3232-1251 e Fone/fax (84) 3232 1252.
Histórico:
·       Esse programa surgiu da iniciativa da ABDETRAN que, antecipando-se à legislação, solicitou a uma equipe de consultoria a elaboração de um projeto pedagógico para as escolas que desejassem desenvolver esse tema. Essa proposta, de autoria da Profª Juciara Custódio Guimarães Rodrigues, foi trazida pioneiramente para o Rio Grande do Norte em setembro de 1996.
·       Atualmente, encontra-se implantado em 128 escolas da rede pública e particulares do Estado, sendo em Natal e no interior do Estado (Mossoró, Caicó, Currais Novos, Tangará, Acari, Macau, Riachuelo,Ceará-Mirim, Cachoeira do Sapo e Cerro-Corá).
·       A  aplicação do Projeto é feita no Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio nas escolas públicas e particulares, tendo sido realizado também algumas experiências com turmas de Educação Infantil, com o propósito de formar multiplicadores de conhecimento do tema trânsito.
Objetivo:
·       Promover a reflexão de professores e alunos sobre as questões de trânsito de sua cidade. Essa reflexão deve possibilitar:
1.    O conhecimento das regras e normas de trânsito obedecendo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro)..
2.    A compreensão da necessidade de obedecer às normas e regras de trânsito (CTB) para o bem da coletividade;
3.    A mudança de comportamento criando atitudes responsáveis e cidadãs.
Detalhamento:
·         É um Projeto de parceria no qual os professores das escolas ministram as aulas ou momentos de trânsito e o DETRAN/RN, faz a assessoria pedagógica, através da realização de encontros para troca de experiências, palestras, oficinas e exposições.
·       A sistematização dos momentos de trânsito é fundamental, por isso, é necessário que se distribua os conteúdos para o ano inteiro, trabalhos em consonância com os parâmetros curriculares nacionais, observando a aplicação da transversalidade.
·       A adesão é voluntária para a escola e para o professor.
Metodologia:
·       As aulas têm por base as observações realizadas no percurso de casa para a escola, no entorno da escola, ou durante passeios específicos em conjunto com toda turma. As aulas abordam também, notícias de jornais e revistas.
·       Após a observação, os alunos relatam o que viram, discutem sobre os comportamentos observados e chegam às suas próprias conclusões.
·       Os alunos produzem placas, semáforos, plantas baixas das salas de aula das escolas, maquetes, cartazes, livros.
·       Preferencialmente utilizando o material disponível na sala de aula, essa produção pode gerar ainda: músicas, poesias, peças de teatro, caminhadas educativas, etc.
Ações desenvolvidas:
·       Ampliação e recadastramento das escolas integrantes do PNET em Natal e interior;
·       Capacitação de professores em Natal e interior como multiplicadores de educação de trânsito e das Oficinas sobre a Importância das atividades Lúdicas na Educação de trânsito;
·       Implantação do PNET nos municípios atendidos pelo Detran;
·       Realização de oficinas para professores das escolas atendidas pelo programa, sobre "A importância das atividades lúdicas na educação de trânsito";
·       Promover oficinas, palestras educativas e eventos culturais, por ocasião das comemorações da Semana Nacional de Trânsito;
·       Divulgação do edital do Denatran, junto às Direds, Escolas públicas e particulares, sobre o tema da campanha da Semana Nacional de Trânsito;
·       Realização de reuniões, encontros e oficinas com os coordenadores pedagógicos das escolas integrantes do PNET - capital e municípios do interior;
·       Capacitar estagiários e técnicos do Projeto como multiplicadores de educação de trânsito;
·       Realizar reuniões bimestrais com a equipe do PNET e estagiários do Projeto.
Resultados:
·       Os resultados são notórios. Os alunos questionam o comportamento dos pais no trânsito, interferem na comunidade, realizam comandos educativos e cobram das autoridades soluções para os problemas da cidade.
·       Professores observam que o comportamento na sala de aula modificou, pois os alunos construíram as regras para as salas de aula e cobram o cumprimento delas pelos colegas.
·       As comunidades também já declaram ter observado mudanças no comportamento dos alunos, especialmente quando usam transporte coletivo.
Projeto Norte-riograndense de Educação de Trânsito
Somente quem acredita que pode promover mudanças através da educação,
é capaz de educar o trânsito. E nisso, o DETRAN/RN, acredita."

Fonte:detran.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário