segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A VERDADE SOBRE A SEGURANÇA PÚBLICA NA BAHIA QUE A GLOBO NÃO MOSTRA

O estado de direito é uma situação jurídica, ou um sistema institucional, no qual cada um é submetido ao respeito do direito, do simples indivíduo até a potência pública. O estado de direito é assim ligado ao respeito da hierarquia das normas, da  separação dos poderes e dos direitos fundamentais.

Em outras palavras, o estado de direito é aquele no qual os mandatários políticos (na democracia: os eleitos) são submissos às leis promulgadas.

O estado de direito pode até criar dúvidas coletivas, como já se comenta com a doença de Lula. É compreensível, pois é bastante raro um câncer daquele tamanho (3 a 4 cm), ser curado em tão pouco tempo, ainda por cima sem cirurgia. Além disso, Lula saiu-se melhor que a maioria dos doentes que recebem quimioterapia, não apresentando perda de peso visível, nem abatimento. Mas  o que nos confunde mesmo são as informações contraditórias que aparecem na imprensa. Há alguns dias, noticiou-se que Fernando Lugo, presidente do Paraguai, iria visitar Lula. No dia seguinte, as notícias davam conta da remissão completa do câncer de Lugo. Mas as fotos estampadas no jornais mostravam o visitante, teoricamente completamente curado, recebendo medicação endovenosa, e o visitado, teoricamente doente, sorridente a seu lado. Isso acaba levantando suspeitas e é natural que as pessoas que ainda conseguem  raciocinar e analisar,  se sintam enganadas. De qualquer forma, é triste que a esmagadora maioria da população não tenha acesso a tratamentos tão eficientes, como os que salvaram as vidas de Lugo, Dilma e Lula.

O estado de direito nos deixa envergonhados, não pelo que somos mas por sermos assim representados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário