segunda-feira, 22 de outubro de 2012

CARLOS EDUARDO APONTA CONTRADIÇÕES DE ADVERSÁRIO EM DEBATE NA TV TROPICALL E APOIO DELE ÀS GESTÕES MICARLA E ROSALBA


O candidato a prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), participou nesta segunda-feira (22) de debate promovido pela TV Tropical. Além de apresentar suas propostas para áreas diversas do serviço público na capital, o representante da coligação União por Natal apontou algumas das contradições que marcam a candidatura do seu adversário, o deputado estadual Hermano Morais (PMDB).

Uma dessas contradições diz respeito ao apoio político que Hermano e seu partido deram à gestão da prefeita Micarla de Sousa (PV) e dão atualmente à administração da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Carlos Eduardo lembrou que, nessa condição de aliados das duas gestoras, o candidato e o PMDB também precisam responder pela falta de ação dos dois governos e não esconder essas associações, como vem fazendo na campanha.

“O senhor e seu partido também são responsáveis por esse caos que Natal vive e por essa administração desaprovada pela grande maioria dos natalenses, que é o Governo Rosalba Ciarlini. Vocês participaram da administração, não deram nenhuma contribuição e agravaram o quadro”, pontuou o ex-prefeito.

Ele lembrou ainda que, no caso da gestão Micarla, pessoas indicadas pelo PMDB comandaram as secretarias municipais de Obras e de Mobilidade Urbana e não conseguiram avançar nos projetos de melhoria no trânsito, visando à Copa de 2014. “Enquanto isso, outras capitais que vão ter a Copa já começaram as obras de mobilidade há dois anos”.

Melhoria nas comunidades
Durante o debate, o candidato do PDT também detalhou ações que desenvolveu quando administrou a Prefeitura de Natal. Citou o exemplo do Programa de Urbanização Integrada que beneficiou comunidades como Nossa Senhora da Apresentação, África e Passo da Pátria com obras de saneamento, drenagem, construção de casas, escolas, postos de saúde e equipamentos esportivos. Antes, os moradores dessas comunidades viviam em condições precárias.

Logo após classificar esse trabalho como “um grande avanço no grau de cidadania” da população que vive nessas localidades, Carlos Eduardo lamentou que as ações não tenham sido concluídas na administração que o sucedeu. “Infelizmente, a gestão que o senhor apoiou não deu continuidade a essas obras”, criticou, acrescentando que o cronograma previa a conclusão da urbanização na África em 2009 e do bairro Nossa Senhora da Apresentação em 2012.

O ex-prefeito definiu ainda: “Não houve obra inacabada, o que houve foi obra abandonada”. E continuou: “Enquanto fomos prefeito, essas comunidades avançaram muito. O que não houve foi continuidade. Natal sabe disso. E não houve continuidade pela incompetência e até irresponsabilidade da administração Micarla de Sousa, ao qual o senhor deu apoio na Câmara e na qual o seu partido indicou secretários que ajudaram a prefeita a afundar a cidade numa crise sem precedentes. Vocês fazem parte desse caos. O presente de Natal é muito ruim e vamos resgatar a qualidade de vida na cidade”.

Saneamento básico
Os projetos para ampliar a área saneada de Natal também fizeram parte da exposição de ideias de Carlos Eduardo no debate. Ele antecipou que, além de reivindicar do Governo do Estado o cumprimento de suas responsabilidades nesse campo, pretende implantar o Plano Municipal de Saneamento. “O município não deve esperar só a ação do Governo do Estado. Com esse plano pronto, vamos ter argumentos com total fundamentação para questionar o Governo para que até 2015 faça com Natal seja atendida 100% (em termos de área saneada). A Prefeitura será vigilante e vai cobrar”.

Sobre as críticas do adversário de que a cidade pouco avançou na ampliação de sua rede de saneamento básico, Carlos Eduardo respondeu que sua parte foi feita. Ele voltou a destacar que o programa de urbanização em comunidades como Nossa Senhora da Apresentação e África incluiu obras de saneamento. Também ressaltou que, tanto em relação à atual gestão municipal quanto nas últimas quatro no Governo do Estado, Hermano Morais não fez nenhuma cobrança pública por obras no setor. “É a primeira vez que o ouço questionar a falta de saneamento”, ironizou o ex-prefeito.

Investimentos
Na Prefeitura, a gestão de Carlos Eduardo chegou a aplicar 17% das receitas municipais diretamente em investimentos. O candidato do PDT renovou durante o debate o compromisso de buscar a retomada desse nível de investimento, caso seja eleito. “Natal nunca viu um investimento administrativo tão grande e importante na nossa cidade quanto na nossa gestão”, afirmou ele. “Foi um volume recorde”.
Carlos Eduardo  -  Fotos: Alex Régis
O ex-prefeito mencionou que a boa saúde financeira do Município na sua gestão permitiu a formalização de parcerias bem-sucedidas com outros entes federativos, sobretudo o governo federal. “Tivemos muitos recursos federais porque tínhamos uma gestão competente, que trabalhava com organização, planejamento, seriedade e com uma equipe técnica competente. Por isso, conseguimos aprovar tantos recursos federais. Vamos recuperar isso e voltar a fazer esses investimentos por Natal”.


Considerações finais
Carlos Eduardo encerrou sua participação no debate da TV Tropical reafirmando sua confiança na vitória na eleição do próximo domingo (28) e seu compromisso de trabalhar para recuperar a capacidade gerencial da Prefeitura de Natal.

“Dia 28, vamos ter a oportunidade de mudar toda essa situação de caos que se instalou na nossa cidade nos últimos quatro anos. Como prefeito, vamos governar com dedicação, profissionalismo na gestão, visão de futuro e princípios éticos. Nossa cidade, sofrida e abandonada, vai novamente mostrar sua força e revelar sua capacidade de se reinventar”, finalizou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário