quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O PREFEITO ASSIS DA PADARIA ABORTOU PROJETO QUE BENEFICIARIA COMUNIDADE RURAL DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO MATOS


Um ”Dessalinizador” encontra-se na em Natal para ser instalado na comunidade de Residência no município de Santana do Matos.
Como foram os entendimentos sobre o projeto
Os entendimentos começaram em meados de 2011 quando o pecuarista Dutra Assunção que tem atividades naquela comunidade, ao tomar conhecimento que as máquinas perfuratrizes do DNOCS estavam se deslocando de Jucurutu para a região do Agreste, pleiteou junto aquele Departamento a possibilidade de perfurar um poço na localidade.


Informado que somente através da prefeitura local, sua contrapartida e participação direta do proprietário da terra poderiam ser possíveis a realização do projeto. Feito as pesquisas iniciais de localização com indicadores otimistas levei as condições ao prefeito Assis da Padaria para a possível parceria e concretização do projeto, onde sai autorizado à agendar um encontro do prefeito com o coordenador do DNOCS na capital.


Encontro esse que participei, onde as condições da parceira foram expostas e claras: o DNOCS faria a localização técnica e perfuração do poço, o proprietário daria o apoio logístico aos técnicos durante a perfuração e/ou o óleo diesel das perfuratrizes e a prefeitura, o catavento e instalação. Sai daquela mesma reunião com tudo desfeito do projeto. O prefeito foi bem claro: a prefeitura não tinha condições de ajudar em nada. Deduzi que ele estava ali para ser o pai da criança, caso o projeto fosse aprovado.

O sonho para mim se tornou pesadelo e voltei ao DNCOS, assumindo com recursos próprios a perfuração do poço, a 100 metros da casa e a 200 metros da estrada principal da comunidade. Tal a surpresa foi a vazão excepcional do poço de 8 a 10 mil litros por hora, após perfuração.

Vazão teve indicação técnica para instalação de um  Dessalinizador – Novos entendimentos
Por iniciativa do DNCOS um técnico daquele Departamento voltou a Santana do Matos após os resultados positivos do poço perfurado para entendimentos preliminares entre a prefeitura, o proprietário do poço e a Associação Comunitária existente na localidade, elemento esse essencial para compor as condições possíveis para instalação do Dessalinizador. Foi tudo definido, condições e responsabilidades dos órgãos envolvidos assim discriminadas:


1  -  DNOCS:
a) - Um Dessalinizador;
b) - Duas Caixas d’água com capacidade para 10 mil litros;

c)  - Bomba elétrica e canos; e,

d) - Suporte técnico para a instalação.


2 -  PREFEITURA:
a) - Construir um compartimento de 4 x 3 m² com uma porta para instalação do equipamento;
b) - Dois comongós;

c) – Duas bases de 1 m de altura por 2 de diâmetro para fixação das caixas d’água;
d) – Instalação de energia de um poste localizado ao lado do compartimento;


3 – PROPRIETÁRIO:
a) - Doação de uma área de 20 X 20 m² para a prefeitura construir as instalações;
b) - Registrar em cartório as condições, objetivos e fins dos benefícios produzidos pelas condições da  água tratada, gerida e distribuida a população; e,


4 - ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE RESIDENCIA:

a) - Estabelecer-se e fazer cumprir os procedimentos a serem definidos para gerenciar o produto da água tratada aos seus associados, definindo regras, horários e disciplina no uso e manuseio dos benefícios; e
b) - Apresentar procedimentos e normas por ocasião de uso do produto que terá abrangência para comunidade de Residência, acordo normas vigentes de sua Associação.


PREFEITO ABORTOU PROJETO:

Quando estava tudo pronto para dar inicio os serviços: área registrada em cartório de Santana do Matos e entregue na prefeitura,  assinatura de sócios da associação da comunidade, equipamentos e caixas d’água reservadas pelo DNOCS em Natal, definição e medições dos terrenos e a palavra do prefeito no último contato feito, deixou-me pasmo, o novo posicionamento do gestor  em falar por telefone -  repito aqui suas palavras: que a prefeitura não tinha condições de construir o compartimento para instalação dos equipamentos. Ou seja, construir um quarto 4 x 3 metros quadrados, fazer as duas bases para caixas d’água, dois comongós e puxar a energia do posto ao lado.



Sem comentários! Sobre esse assunto tenho o dever de expor tudo que acho a respeito. Enquanto o Sr prefeito não tem o direito, sequer de tocar neste tema, nem tão pouco há necessidade de explicações a dar. Elas seriam evasivas, inoportunas, inconvenientes e seriam veementemente rechaçadas por argumentos muitos mais fortes e convincentes. Seria bom engolir mesmo.

O projeto foi adiado, prefeito. Fiz questão de registrar nos gabinetes dos órgãos envolvidos, inclusive citando tudo que aconteceu detalhadamente. Os equipamentos só foram reservados para instalação em 2013, exatamente por constar esclarecimentos e registros de como se faz política suja neste município.


Por esse e muitos outros motivos as comunidades da zona rural de Santana do Matos sofreram por sete anos com agravantes nesses últimos meses pelo descaso e desprezo ao homem do campo. Não conseguirás ou influenciarás alguém tentando dividir nossas origens. Zona rural e urbana em Santana do Matos sempre conviveram com  vínculos recíprocos pelos valores de dignidade, trabalho e família. Não precisamos de pesquisas falsas nem vamos registrar 666 votos de maioria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário