Vereadores desejam obter informações in loco para direcionar o trabalho
da comissão na CMN
A Comissão Parlamentar de Educação, Cultura e Desporto
da Câmara Municipal de Natal vai realizar, durante todo o mês de abril, visitas
às escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs) para constatar a
atual realidade da rede pública de ensino da capital. Os vereadores que
integram a comissão – Eleika Bezerra, Júlia Arruda, Amanda Gurgel, Júlio
Protásio e Ary Gomes – vão observar in
loco o funcionamento das unidades e colher informações úteis que servirão
de base para o trabalho do grupo no Legislativo Municipal.
Ao todo, a comissão deve visitar 21 escolas e 21 CMEis localizados nas quatro zonas da cidade. De acordo com a metodologia da pesquisa, cada parlamentar ficará responsável por visitar em média oito estabelecimentos de ensino. Durante as visitas, os vereadores deverão interagir com professores e funcionários, bem como conversar com alunos e pais que possuem filhos matriculados nas unidades, e aplicar um questionário com perguntas acerca da situação do corpo docente, infraestrutura, programa pedagógico e gestão de cada instituição de ensino.
Para a vereadora Júlia Arruda (PSB), a medida é positiva já que, além de possibilitar que os vereadores acompanhem de perto o que acontece nas escolas, permite que os cidadãos que fazem parte das comunidades de ensino repassem suas queixas e sugestões diretamente para os parlamentares, simplificando a comunicação e permitindo que haja maior agilidade na resolução de eventuais problemas.
“Ao ampliar seu conhecimento da atual realidade das escolas de Natal, a comissão será capaz de alinhar suas ações de modo que estas sirvam para atender as reais necessidades da nossa educação. Isso é importante, pois vai garantir que o nosso trabalho influencie diretamente na melhoria da qualidade do ensino na nossa cidade”, disse.
Após o período de visitas e coleta de informações, que se estenderá pelo mês de março, os vereadores vão analisar os dados obtidos e, em quatro reuniões distintas, deliberar acerca das deficiências e desafios constatados nas unidades de ensino de cada região de Natal.
F: AssImp
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