segunda-feira, 10 de agosto de 2009

PROFESSORES EM SANTANA SUSPENDEM GREVE - TERMO DE COMPROMISSO DO EXECUTIVO RENOVA A CONFIANÇA PERDIDA PELA CLASSE

ATRAVÉS DA GREVE PREFEITO ASSIS SILVA ASSUME COMPROMISSOS COM PROFESSORES EM SANTANA DO MATOS

Sr. Coordenador
Professor Francisco de Assis Adelino Braga - Coordenador do Núcleo Municipal do SINTE-RN em Santana do Matos - RN.

A Secretaria Municipal de Educação, diante das propostas apresentadas pelos professores, no tocante ao cumprimento do piso nacional dos profissionais do magistério e do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos profissionais da educação (PCCR), se compromete em cumprir as seguintes reivindicações:

1º - Cumprir integralmente a Proposta salarial, em anexo, apresentada pela categoria, a partir de mês de Setembro de 2009.

2º - Efetuar o pagamento dos professores mensalmente, até último dia do mês, dependendo do saldo financeiro dos recursos do FUNDEB.

3º - Na primeira semana de setembro será nomeada uma comissão composta por pais, alunos, Sinte-RN e Secretaria de Educação para elaboração do projeto de lei de gestão democrática.

4º - A direção das Escolas discutirá com os professores a melhor forma de repor as aulas dos dias parados em virtude da greve, de modo que os alunos não sejam prejudicados.
Atenciosamente,

Luiz Soares de Lima
Secretário Municipal de Educação

Nota do Blog "Ponto de Vista":
Foram esses os termos em parágrafos compromissados e questionáveis com a classe de professores municipais em Santana do Matos, que o executivo através da Secretaria de Educação encaminhou a classe em nome do Professor Francisco de Assis Adelino Braga - Coordenador do Núcleo Municipal do SINTE-RN em Santana do Matos - RN.

Resultado da Greve:
1 - Como toda greve, as consequências são questionadas e analisadas: desprezíveis, justas, desnecessárias, prejudiciais ou irresponsáveis por parte dos funcionários ou empregadores.

2 - No caso dos professores cujas reposições deveriam ter sido feitas desde janeiro e não cumpridas, retratam a ojerisa do executivo para com a classe dos Educadores. Ou mesmo até desconhecer as prioridades da Administração Pública.

3 - Ao deixar o cumprimento do dever ser exposto ao público com pretexto de economia, transferindo esses montantes da correção para outras opções administrativas, sem consulta, sem questionamento ou até mesmo por capricho, deixa entender que o Termo de Compromisso significa uma alternativa protelar sem muita credibilidade, haja vista, o comportamento durante os sete meses do executivo sem sensibilidade sobre o assunto. Nada impede do não cumprimento do acordo com os mesmos argumentos de não existir dinheiro enquanto obras continuam sendo feitas sem critérios de prioridades.

4 -Reconhecemos o momento maior da dificuldade de receita por parte do poder público, momento esse, desagradável e não favoráveis aos Gestores. O inexplicável seria continuar serviços eleitoreiros em sacrifício de classes ou não cumprimento das normas ou da Lei. Ou mesmo protelando as ações que deveriam ser punidas pela injustiça e perdas atribuidas.

5 - Em todo o processo de greve existe sempre um prejuizo vetorial. No caso não temos dúvidas que foi a Educação, os professores, foram os estudantes, o futuro podado. Vale lembrar que no início do ano letivo houve paralizações motivadas pelas péssimas condições das estradas durante o período das chuvas.

6 - Mesmo assim, o que poderia servir de exemplo para não penalizar mais o sistema, pareceu mesmo motivar o descaso e a intransigência. E o executivo quando não define ações a serem tomadas nas horas certas, as instituições, as classes mais esclarecidas mostram os caminhos e os erros assimilados e corrigíveis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário