quinta-feira, 27 de agosto de 2009

ZÉLIA ALVES HOMENAGEADA POR MODESTO BATISTA

Modeso Batista
Homenagem a Zélia Alves

No fatídico 24 de agosto de 1954 Getulio Vargas deixava o Brasil; saia da vida para entrar na história, 55 anos depois no novamente trágico mês de agosto a historiadora e ex-prefeita de Angicos/RN Zélia Alves, hoje; neste 26 de agosto, nos deixa e assim como Getúlio, Zélia sai da vida, para entrar na história.

Getúlio que aos olhos deste singelo historiador era e ainda é, o maior presidente da história da República, se assemelha a Zélia Alves que foi a maior prefeita da história de nossa amada Angicos. Zélia representou as mulheres no poder com pulso, garra, competência, seriedade e arrancou de nós homens todo o respeito que poderia ter.

Zélia Alves representou as mulheres no poder, representou a cultura, representou com sua vivacidade e sua coragem as pessoas que governou. Zélia não se restringiu somente a política, ela era professora, historiadora e escritora, estudou ao lado de grandes nomes da literatura feminina brasileira como Zilá Mamede e sem dúvidas foi autora de um dos documentos históricos mais importantes do município de Angicos: o livro “Angicos Ontem e Hoje” que traz relatos e considerações importantes sobre a cidade, grande entendedora do jornalismo e fascinada com a história de Aluizio Alves, Zélia é sem dúvidas, parte de nossa história, parte da história de cada angicano, alias... de cada legitimo angicano.

Eu realizei a ultima entrevista que Zélia Alves concedeu em sua vida, em 21 de janeiro de 2008 em sua residência, onde falamos sobre política, literatura e vida.

Tive o prazer de ser saudado por ela em 17 de novembro de 2007 na Câmara Municipal de Angicos onde ela fazia uma analogia entre eu e Aluizio Alves, comparação carregada de mais capital sentimental do que carregada com analises profundas. Zélia era gentil, inteligente, introspectiva, guerreira, sincera, verdadeira e além de tudo amava a vida.

Admirar Zélia Alves e querer seguir o seu exemplo é sem dúvidas viver com ética e amor pela vida. Zélia Alves, hoje, neste novamente fatídico mês de agosto, que nos arrancou tantas figuras importantes da nação brasileira, se vai. Mas sem dúvidas assim como Getúlio Vargas; Zélia sai da vida, para entrar na história.

Modesto C. Batista Neto
Escritor

Um comentário:

  1. Uma linda homenagem, consideraria esta a homenagem com a analogia mais bem feita em relação a Zélia Alves, é incontestavel; "Zélia sai da vida para entrar na história" assim como Getúlio Vargas.

    ResponderExcluir