segunda-feira, 24 de agosto de 2009

GOVERNADORA APRESENTA A IMPRENSA FEIRA DE ARTESANATO POTIGUAR

CULTURA

A beleza da terra na arte da gente acontece esta semana

O Governo do Rio Grande do Norte recebe a imprensa na manhã dessa quarta-feira (26), às 8 horas, no restaurante Mangai, para apresentar a Feira do Artesanato Potiguar "A beleza da terra na arte da gente". O evento vai reunir artesãos de todo o Estado. A governadora Wilma de Faria e o secretário estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Fabian Saraiva, estarão presentes no evento, conversando com a imprensa e com os participantes da mostra. A feira vai acontecer no Presépio de Natal, localizado na Rua Clóvis Mota, 100, Candelária, de 27 a 29 de agosto, sempre das 16 às 22h. A Sethas e a Fundação Cultural José Augusto são parceiras na iniciativa.

Essa é a primeira edição do projeto, que contará com a realização de 12 feiras itinerantes em todas as regiões do RN até abril de 2010. De acordo com o titular da Sethas, Fabian Saraiva, o Governo do Estado tem encarado o artesanato como uma alternativa importante para gerar emprego e renda em tempos de crise. Em função disso, mais de R$ 1 milhão estão sendo investidos na realização de feiras, cursos de qualificação e encontros técnicos.

Para o evento, que ocorre a partir da próxima quinta-feira, o secretário acredita numa forte participação popular, levando em consideração o público participante no evento realizado no mês de março deste ano. “Através disso, voltamos a utilizar o Presépio de Natal para mesclar o artesanato com a cultura potiguar. Na última feira, mais de três mil pessoas compareceram ao evento e os artesãos do Estado conseguiram comercializar muito mais do que em feiras de grande porte, como a Fiart e a Brasil Mostra Brasil”, comenta.

Fabian Saraiva acredita que a feira é uma excelente oportunidade para que os talentos do RN possam ser conhecidos, além de abrir espaço para a comercialização dos produtos regionais. “O grande dilema do artesão é mercado. Por isso, nós estamos trabalhando de todas as formas para gerar mais oportunidades de comercialização para eles. Além disso, estaremos mostrando para todos os potiguares a beleza e qualidade da nossa arte, que muitas vezes é confundida com a de outros estados”, explica.

A feira contará com a presença de mais de 130 artesãos, que terão a oportunidade de expor 13 tipologias diferentes envolvendo o melhor do artesanato do RN. Além disso, a mostra vai homenagear nomes importantes como o mestre João Gregório da Rocha e o folclorista Deífilo Gurgel. Uma vasta programação cultural está sendo organizada, com a participação de grupos folclóricos e culturais de xaxado, boi de reis, mamulengueiros e shows de artistas como Galvão Filho, Amazan, Elino Julião Filho e Uskaravelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário