terça-feira, 25 de agosto de 2009

XVI EXPOSIÇÃO DA REGIÃO CENTRAL - A GRANDE FESTA DOS PECUARISTAS DA REGIÃO FOI UM GRANDE SUCESSO



Solenidade de entrega dos certificados dos cursos oferecidos pelo SENAR


Na XVI exposição de caprinos e ovinos da cidade de lajes, ocorreu a entrega de certificados dos cursos promovidos pelo SENAR. O evento contou com a presença de lideranças políticas do município, como o prefeito Luiz Benes Leocadio e o vereador e presidente do sindicato rural Cesar Militão, o Presidente da ACOSC Idalécio Pinheiro, A Secretária de Agricultura Gorete Santos, O representante da secretaria de Agricultura do RN, o senhor Ricardo Valério e a chefe de departamento de aprendizagem rural do SENAR, a senhora Carolina.
Os cursos oferecidos foram:
1. Administrador da pequena empresa rural
2. Tratorista agrícola
3. Corte e costura (Vestuário)
4. Corte e costura (Moda Intima)
5. Cooperativismo
6. Manejo geral de caprinos e ovinos
7. Beneficiamento da carne caprino e ovino
8. Olericultura orgânica (Básica)
9. Educação ambiental

Na solenidade, aconteceu o sorteio de um aparelho de DVD entre os Cursistas presentes, após a entrega dos certificados foi oferecido à degustação dos produtos produzidos pelos alunos do curso de beneficiamento de carne caprinos e ovinos com 17 tipos de pratos a serem apreciados.
O "Pega Bode" continua a grande atração da peãozada
Durante os tres dias de Exposição foram várias as apresentações, culturais, de entrenimento aos peões, como o "pega bode", corrida de jegue e shows e como uma inovação que agradou o povão: entrada franca a noite ao espaço livre do forró com grandes bandas nos palcos. No sábado foi "Ferro na Boneca" patrocínio do Ministério do Turismo.
No dia 22 de agosto as 10:00 h, aconteceu a 1ª corrida de jegues da XVI exposição da região do Cabugi. O evento contou com 20 participantes das cidades de Angicos, Afonso Bezerra, Pedra Preta e Lajes. A prova foi dividida em 3 baterias no qual se classificaria que primeiro chegasse na linha de chegada a pista tinha 700 m e os prêmios eram distribuídos da seguinte forma: 1º lugar 500 reais, 2º lugar 300 reais e 3º lugar 200 reais.

O primeiro lugar ficou para o animal de nome “Cachacinha” do corredor Luiz Camilo da cidade de Angicos, 2º lugar ficou para o animal “Pequeno” do corredor Julio Magno e o 3º lugar para o animal “Sabonete” do corredor Francisco Edmar Castro Lopes.

Nota do Ponto de Vista:
Considerei o curso de capacitação oferecido pelo SENAR em parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado, prefeitura de Lajes, ACOSC, Sindicato patronal e e outras instituições de suma importância, para o homem do campo. Oportunizando o conhecimento pessoal, motivando a auto estima, ao receber seus certificados, estimulados aqueles concluintes poderão absolver um complemento de renda mesmo na sua própria localidade com perspectivas de atividade e de um futuro melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário