terça-feira, 25 de agosto de 2009

XVI EXPOSIÇÃO DA REGIÃO CENTRAL REALIZADA EM LAJES/RN É SEMPRE UM REFERENCIAL PARA OS PECUARISTAS DA REGIÃO DO ESTADO DO RN

Contatos importantes somaram esforços para o sucesso da ExpLajes. O presidente Idalécio (ACOSC - a esquerda) e o Pres. do Sindicato Patronal de Lajes Cesar Militão (a direita), fizeram uma visita providencial e proveitosa para o sucesso da ExpLajes 2009. Na capital visitaram o Pres. da Federação da Agricultura (FAERN) José Vieira (ao lado de Idalécio) e o gestor do SENAR Elúsio Guerreiro em visita oficial a essas instituições onde obtiveram apoio e patrocínio para a ExpoLajes.

A Governadora Wilma de Faria parabeniza o Pres. Idalécio e todos os pecuaristas da Região no discurso de abertura da ExpLajes
XVI Exposição da Região Central em Lajes

Assim como as Festas de Padroeiros e Padroeiras que renovam a Fé, retomam os conceitos religiosos e motivam o sertanejo, as caprifeiras e exposições agropecuárias trazem o incentivo e a tecnologia, despertando no homem do campo a consciência de seu potencial adormecido e motivando sua auto estima para a sua autêntica vocação de sobreviver produzindo no campo.

E quando as ações se fazem presentes, através de apoio, com projetos dirigidos e acompanhados, as respostas são surpreendentes pela disposição e força do nosso homem da zona rural, do nosso sertanejo.

Não temos dúvidas, quanto aos objetivos alcançados: a vocação empresarial rural foi despertada, proporcionou aproximação de selecionadores de raças, criadores e produtores rurais, havendo assim, a troca de tecnologia, conhecimentos e viabilizando oportunidades de negócios, compra e venda de animais geneticamente aprimorados.

Motivados pelos eventos os selecionadores, produtores e criadores reconhecem a necessidade de estabelecer intercâmbio entre técnicos que atuam no setor, dinamizando uma cadeia comercial fortíssima: a Agropecuária industrial. Assim foi o resultado absolvido por todos os pecuaristas que participaram da XVI Exposição da Região Central realizada em Lajes/RN no período de 21 a 23 de Agosto.

Pres Idalécio na abertura da ExpLajes 2009 - Um referencial de trabalho e dedicação na condução da (ACOSC)

A Exposição se realiza todos os anos no espaço da Associação dos criadores de ovinos e caprinos do sertão do Cabugi (ACOSC) cujo presidente Idalécio Pinheiro esse ano recebeu a governadora Wilma de Faria na sexta-feira para abertura da festa. O Presidente Idalécio em solenidade, agradeceu ao Governo o apoio dado durante o ano de 2009 e referenciou as instituições parceiras da pecuária no Rio Grande do Norte que estão sempre presentes e apoiando o setor agro-pecuário. Destacou o recém construído Portal de entrada da ACOSC homenageando o saudoso deputado e primeiro presidente da ACOSC Deputado Nélio Dias, já falecido e considerado um dos maiores entusiastas da pecuária na região.

Deputado estadual Walter Alves (PMDB) prestigia a ExpLajes ao lado do Prefeito Benes Leocádio (de boné). Ladeados pelo vice prefeito Mário Madruga (PSB) a esquerda e pelo vereador Cesar Militão (PSB) a direita.


Durante a Exposição, presença constante do Prefeito Benes Leocádio (PP) e o seu Vice Mário Madruga (PSB), participando e prestigiando os eventos, como a entrega de certificados de cursos de capacitação ao homem do campo, I corrida de jegue, Pega Bode além dos momentos solenes exigidos para recepcionar a classe política que prestigiou em peso. Senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores, todos interessados em acompanhar e se inteirar das novidades na pecuária, da região que tem como referência de instituição e ações a ACOSC e sob o comando do pecuarista Idalécio Pinheiro.

O SENAR, a Prefeitura de Lajes e o Sindicato Patronal de Lajes, a Secretaria de Agricultura do Estado, a ACOSC e outras instituições realizaram a solenidade de entrega de 129 certificados aos participantes da zona rural que concluiram e reconhecidos agora como capacitados nos respectivas áreas oferecidas por essas instituições, tais como: corte e costura, olericultura (culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos e frutos), ao todo nove cursos foram oferecidos.

Ao final da solenidade, o Sindicato realizou com o apoio da Prefeitura de Lajes, o sorteio de brindes.

Coroando o sucesso da ExpLajes-2009 tudo ocorreu dentro de um clima de alegria e paz. Acordo informações da Polícia Militar, cerca de 10.000 pessoas estavam presente durante a apresentação das bandas no sábado (22), que, este ano a entrada foi franca. Uma grande festa, com organização e segurança. A ExpoLajes 2009, foi considerada uma das mais organizadas dos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário