quinta-feira, 3 de setembro de 2009

ACOSC PRODUZIRÁ 7 A 8 TONELADAS DE MEL EM 2009

Gilson Nunes (camisa amarela) apresenta produtividade ao pres. Idlécio a ACOSC
ACOSC comemora aumento na produção de mel em Lajes

O diretor do departamento de apicultura da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Sertão do Cabugi (ACOSC), Gilson Nunes, juntamente com os apicultores da associação, estão comemorando o aumento da produção de mel em Lajes. Se no ano passado foram produzidos 4.113 kg de mel, esse ano a previsão é o dobro, faltando a florada da algaroba, já produziram 4 toneadas até o final de julho.

O mel produzido em Lajes vem da florada nativa do semi-árido nordestino, em especial do marmeleiro, cabeça de velho, mufumbo, muçambê, carnaúba, juazeiro, leucena, pereiro e finalmente a algaroba.

“A florada da algaroba encerra o ciclo anual e com ela devemos dobrar a produção de 2009, chegando às oito toneladas de mel”, presume Gilson.

Existe hoje na ACOSC um núcleo de apicultura onde a UFRN realiza pesquisas para desenvolver o pólen da florada da algaroba. Ainda segundo o diretor, a produção de mel na cidade tem um alto padrão de qualidade e a manipulação é feita com todos os critérios exigidos pelo Ministério da Agricultura.

O departamento de apicultura da ACOSC conta hoje com 18 associados produzindo além do mel, pólen, própolis, favo de mel e sachê. Existe no município um projeto já aprovado pelo conselho do Fundo Municipal de Apoio às Associações Comunitárias (FUMAC) para construção de uma “casa de mel” e aquisição de uma máquina para embalagem do mel em sachê.

A ACOSC, através do departamento de apicultura, realiza, periodicamente, cursos de capacitação dos seus apicultores, visando o melhoramento e aperfeiçoamento da qualidade do mel e seus derivados, proporcionando a esses apicultores a participação em congressos, palestras e seminários, em diferentes estados do país. Neste ano, o diretor Gilson Nunes brevemente estará participando em Sergipe e Bahia, de cursos de beneficiamento de Pólen.

Nota do Blog:

Fui membro ativo dessa associção por tres anos seguidos onde produzi numa pequena várzea de riacho em Residência cerca de 2.000 KG de mel, uma média de quase 700 KG por ano. Impossibilitado de compaecer semanalmente ao apiário, hoje tenho produção caseira.

Considero à apicultura uma boa opção como complemento de renda aos pequenos e médios agricultores da região, que até hoje exploram o produto sem procedimetos e cuidados adequados.

Como apicultor absolvi como conhecimento uma das mais pefeitas organizações do reino animal, deixando claro a funcionalidade e deveres dentro de um universo social.

Reencontrei o companheiro Gilson Nunes na ExpLajes. Relembramos a participação de um congresso de apicultura, onde Gilson absolveu tudo e atualmete dirige o departamento da ACOSC. Vereador reeleito em Lajes é um referencial da Apicultura na região, hoje também representando o Estado como vice-presidente da Federação de Apicultra do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário