quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Professor Hudson
Fernando Pedroza participa da I Conferência Intermunicipal de Educação

A 1ª Conferência Intermunicipal de Educação realizada no pólo Macau no último dia 26 de agosto, foi uma oportunidade de debate para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Gestores, pais, alunos e profissionais da educação puderam opinar, debater e propor soluções para os diversos problemas hoje.

As discussões ficaram em torno de seis eixos temáticos: O papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: Organização e regulação da educação nacional, democratização do acesso, permanência e sucesso escolar, qualidade da educação, gestão democrática e avaliação, formação e valorização dos trabalhadores em educação, financiamento da educação e controle social e justiça social, educação e trabalho: Inclusão, diversidade e igualdade.

De Fernando Pedroza, participaram o professor Francisco Hudson de Araújo, representando os pais, e Silvana Cristina Gonçalves – representando os trabalhadores em educação. Hudson participou do eixo IV: Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação e Silvana do eixo II: Democratização do acesso, Permanência e Sucesso Escolar. Pela manhã, foram ministradas duas conferências, a primeira ministrada por Maria Goretti Cabral Barbalho – mestre em educação, e a segunda proferida por Dante Henrique Moura – graduado em Engenharia Elétrica com doutorado em Educação.

Maria Goretti apresentou a Educação como uma política pública, destacando algumas ações que vem contribuindo com a qualidade da educação, tais como: Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), a busca da qualidade no sistema educacional brasileiro e a gestão democrática e qualidade do ensino e fatores de qualidade social, diretrizes da Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2010. Já Dante Henrique apresentou a temática Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade sob a ótica neoliberal ou como direito de todos.

Questionando “será que está havendo inclusão da população no sistema educacional brasileiro”. Apresentou para se entender a questão a visão hegemônica, a visão contra-hegemônica, as estatísticas da situação do acesso no ensino fundamental “regular” e ensino médio “regular”, a justiça social como imperativo político e não como uma simples obrigação moral. Destacando que nos debates os grupos devem ter claro que há distinção entre trabalho e emprego, levem em consideração a diversidade e a inclusão.

Fonte:

Franncisco Hudson de Araujo

Professor licenciado em geografia

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