segunda-feira, 21 de setembro de 2009

TECNOLOGIAS ADAPTADAS OS CAMINHOS DA PRODUÇÃO

AGRICULTURA FAMILIAR

6º Circuito de Tecnologias adaptadas será em Ipanguaçu

O Rio Grande do Norte, atualmente, é considerado o maior exportador de banana do país e a expansão dessa cultura em bases tecnológicas tem proporcionado aumento de empregos e renda no sistema de cultivo. A cidade de Ipanguaçu, um dos principais pólos de produção, vai sediar a quarta etapa do 6º Circuito de Tecnologias Adaptadas à Agricultura Familiar, com o objetivo de promover uma melhoria na qualidade de vida dos produtores locais.

O Circuito acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro na Estação Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte - Emparn. Esse ano o circuito tem como tema “Conservar os Recursos Naturais do Semiárido gerando renda e mais alimentos” e está sendo realizado em seis etapas.

A primeira foi realizada em Cruzeta e teve como foco a bovinocultura; a segunda foi a realização de um seminário em Mossoró, com o tema “Água no Semiárido: Conservação e Manejo Racional”; a terceira etapa foi em Apodi, com foco no uso das oleaginosas - principalmente na atividade algodoeira - e nas culturas alimentares; e a quarta etapa dará destaque para a fruticultura.

Os produtores receberão informações e conhecimentos nas áreas de Culturas alimentares (milho, feijão e sorgo); Oleaginosas (algodão, girassol e mamona), Formulação de rações, Aves caipiras, Produção de silagens e Cultivo da Bananeira (técnicas, produção e pós-colheita). De uma maneira geral, as atividades dos circuitos de tecnologias promovidos pela Emparn têm como objetivo levar aos pequenos produtores da agricultura familiar conhecimentos, técnicas e esclarecimentos que contribuam para a otimização da atividade agropecuária desenvolvida por eles.

Com um vasto portfólio de pesquisas, informações técnicas e tecnologias apropriadas, a equipe da Emparn utiliza o circuito para fazer uma disseminação desse conhecimento junto aos pequenos produtores, que muitas vezes ainda têm dificuldades em ter acesso a elas.

O Circuito 2009 da Emparn será executado em parceria com a Emater-RN e conta com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, da pecuária e da Pesca e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com apoio do Sebrae, Embrapa e do Banco do Nordeste. A expectativa é de cerca de 500 participantes no evento.

As próximas etapas do circuito serão nos dias 29 e 30 de outubro em Pedro Avelino e 26 e 27 de novembro - São Gonçalo do Amarane.

NOTA DO BLOG:
Santana do Matos um dos maiores municípios do Estado com uma bacia leiteira dinâmica e produtiva, potencial comprovado para projeto de apicultura, vocação pelas condições geofísicas para caprinovinocultura, referência nacional de arqueologia pelo número de sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres e tantos outros potencias, questionamos: por que os planos e projetos que abrangem esses setores nunca citam Santana do Matos, pelo menos motivando a cidade como sede de ações na região ou mesmo tendo participação oficial do município?

Nenhum comentário:

Postar um comentário