segunda-feira, 24 de maio de 2010

BODÓ NAS TRILHAS DO TURISMO


Bodó nas trilhas do turismo

    Bodó a exemplo de Lagoa Nova começa a ser enveredada pelas trilhas do turismo. A pequenina cidade serrana situada nas encostas da serra de Santana, que foi braço membro de Santana do Matos como distrito, tornou-se forte e tomou corpo, dando adeus a cidade mãe, tornando-se independente em 1992. Seu primeiro prefeito Antônio Assunção, eleito no final de 1996 governou por dois mandatos até 2004, substituído por Avamar Alves que atualmente, também no segundo mandato, já define ações no segmento do turismo local.
      Aldenora Silva a frente do turismo no município tem muito que convergir esforços e tentar conscientizar a população bodoense sobre os prós e contras do turismo e tentar unir todos os segmentos, principalmente as áreas de educação, saúde, comunicação social e o próprio povo para que através de um projeto educativo desenvolva auto-estima despertando a conscientização turística de todos. Todos os segmentos administrativos são essenciais para a consolidação de projetos turísticos, ao contrário esforços são desperdícios, principalmente se os próximos prefeitos forem céticos e desmotivados. Projetos turísticos na região não é utopia ou ilusionismo, concebe-se sua consolidação com muito otimismo e execução de programas a médio e longo prazo.

     A vocação turística da região desponta pela presença de pessoas de fora visitando a cidade, como fez recentemente o “Projeto Pé na Trilha”, um grupo de ecologistas de Currais Novos, que esteve em Bodó visitando os pontos turísticos do município e que ficaram encantados com as belezas naturais da região. Mina cafuca com 20 Km de túneis. Túneis esses, construídos na época sem tecnologia mas que permanecem até hoje, com suas aberturas e espaços escorados com toras de madeira. No rio cafuca, encontraram formações rochosas, cachoeiras, canyons, cavernas, inscrições rupestres e tanques. Oiticicas e caraibeiras gigantes sobrevivem destacando-se na sua limitada e característica vegetação ciliar.
  
     O grupo “Projeto Pé na Trilha” além da sensibilidade cultural de seus componentes, promovem o ecoturismo na região do Seridó. Bodó proporcionou a essas pessoas um ecoturismo de qualidade, definindo-se trilhas, possibilitando montanhismo, prática de rapel e outras opções. A noite a receptividade do povo na cidade ou para os românticos o lual em silhuetas serranas da região, expressando assim, singular contrastante aos novos valores, dos novos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário