segunda-feira, 17 de maio de 2010

INSPEÇÃO DA FIFA VAI ENCONTRAR O RN PREPARADO


Rio Grande do Norte está preparado para inspeção da Fifa


Copa 2014
O Secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa de 2014, Fernando Fernandes, assegurou que o Estado está ...


O secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa de 2014, Fernando Fernandes, assegurou que o Estado está preparado para a visita que inspetores da Federação Internacional de Futebol (Fifa) farão ao Rio Grande do Norte nesta terça-feira (18), às 9h, na entrada do Centro Administrativo. Após a visita, haverá reunião fechada com os técnicos. A vistoria inclui a apresentação do projeto arquitetônico do Estádio das Dunas - Novo Machadão, do modelo econômico adotado para o empreendimento e da visita ao local das obras.

"O Estado vai mostrar que tem condições de buscar através de uma PPP (parceria público-privada) recursos para viabilizar o projeto", defende Fernando Fernandes.

Segundo Fernando Fernandes, a maioria das cidades sedes da Copa vai executar o projeto em mais de uma etapa. "Aqui no Rio Grande do Norte, nós já iniciamos a primeira fase do projeto", disse o secretário, referindo-se aos trabalhos de terraplanagem e de um novo acesso do Centro Administrativo, que terá a mudança do seu pórtico de entrada para a área entre as secretarias da Educação (Seec) e do Trabalho e Assistência Social (Sethas).

As obras devem durar 60 dias. Após esse período, será consolidado, por meio do edital de concorrência pública, do parceiro investidor (a empresa) que vai demolir o Machadão e construir, administrar e operacionalizar o novo estádio. Segundo Fernandes, pelo menos 10 empresas – apenas uma com sede local – já demonstraram interesse em participar da licitação para a PPP.

De acordo com o secretário, pelos próximos quatro anos, o Estado do Rio Grande do Norte terá investimentos de R$ 2 a 3 bilhões. "Somente este ano (2010), o Governo do Estado fará investimentos de R$ 40 milhões", informa. Os investimentos serão a título de contrapartida e para a contratação de projetos de consultoria, arquitetônicos e contratos.

Natal é a 10ª cidade sede a ser visitada pela comissão da FIFA – três arquitetos e um fotógrafo (para registro do andamento das obras) –, tendo a frente o arquiteto Carlo de La Corte, responsável pelo projeto. As seguintes são Recife e Salvador.

O secretário lembra que o edital de consulta pública está disponível no site do Governo do Estado - www.rn.gov.br – , conforme exigência da Fifa, onde deve permanecer até o final deste mês, e que o RN está com o processo licitatório em andamento. "Não estamos, portanto, longe dos prazos dados pela Fifa para a Copa de 2014", ressalta. A expectativa do secretário é que até o final deste ano as obras de construção do novo estádio tenham começado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário