terça-feira, 16 de novembro de 2010

O RIO GRANDE DO NORTE COM TANTO PETRÓLEO TEM DIFICULDADES DE INTERLIGAR SEUS MUNICÍPIOS COM VIAS ASFALTADAS


RN-203  EM Santana do Matos -  Trecho de chegada ao Distrito de Barão de Serra Branca com 11,6 km prontos em terraplanagem desde Tres Porteiras aguardando capeamento asfáltico - Foto: Dutra Assunção

Estradas: artérias e veias do desenvolvimento
“Estradas - os caminhos do progresso”

“Governar é abrir estradas”, disse um presidente da república no século passado. Sem dúvida, um exemplo de visão progressista não transmitida a todos os detentores do poder, das ações e decisões que definem os caminhos de um país, de um estado federativo ou de um município. As vias de acesso para uma região, cidades e lugarejos, funcionam como artérias e veias que levam e trazem o desenvolvimento entre as extremidades como se fossem, os caminhos por onde flui o progresso, fortalecendo e reanimando uma região por suas permutas necessárias, econômicas e recíprocas.

A duplicação da BR-101 é um novo marco de prosperidade no Nordeste. Iniciativa do governo federal que deveria ser exemplo para governadores e prefeitos do Rio Grande do Norte. Não estamos esquecidos, na última campanha para governo estadual foram apresentadas cerca de noventa cidades com pequenos trechos de suas principais rodovias sendo asfaltados, (trechos de 9 a 60 km em média) a maioria chegando as sedes dos municípios e que estariam concluídos antes das eleições. Diante das pesquisas eleitorais surgiram paralisações, aqui não vamos indagar quais foram os motivos dos fatos. As respostas seriam retrógradas - férias coletivas das empreiteiras e outras prioridades. A realidade o povo sabe: a campanha na reta final foi mais importante para os governantes.

Após as eleições essas obras retomaram em ritmo moroso com expectativas pessimistas de não conclusão até o final do ano e quisera o novo governo não considerar os serviços por terem sido iniciados na gestão anterior. Infelizmente, exemplos assim acontecem no Rio Grande do Norte. Destaco aqui os tão falados 11,6 km para serem asfaltados na RN 203, que ligam a comunidade de Três Porteiras ao Distrito de Barão de Serra Branca no município de Santana do Matos, trecho esse que completaria o asfaltamento dessa cidade com a região seridó. Obra reivindicada e que se arrasta a mais de vinte e cinco anos, onde já existe inspirações poéticas entre quadras e sonetos alusivos e comparados a construção do açude Gargalheiras que durou mais de meio século para ser concluído. A referida obra (Açude Gargalheiras) foi o mais eficiente cabo eleitoral dos políticos da época, servindo de argumentos para eleição de presidente da república, governadores e prefeitos da região.

Os santanenses sabem que agora chegou o momento, que precisamos de infraestrutura para a cidade desenvolver, não adianta termos uma bacia leiteira, grandes rebanhos de caprinos e ovinos e outros potenciais adormecidos em vários setores se não temos estradas para escoar nossa produtividade. O povo tem o direito de manifestar-se a respeito, as instituições têm a obrigação em nome dos seus representantes de cobrar e se fazer presente.

Um comentário:

  1. Concordo com tôdas as palavras postas nêsta crônica pelo competente jornalista Dutra . Estas quase ( 02) léguas de asfalto que ligam o distrito de Barão a três porteiras , tem sido um débito armazenado em nossas mentes tão cansadas de esperar e que precisamos de progresso para nossa comunidade . Se até o final do Governo de Iberê não fizerem ,espero que a Rosa conclua ! agora não fizerem esperamos que a Rosa

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