sábado, 13 de novembro de 2010

O RN SERÁ AUTOSUFICIENTE E EXPORTADOR DE ENERGIA EÓLICA


Governo do Estado promove reunião com empresários ganhadores dos leilões de energia eólica

Cataventos destinados a geração de energia eólica
O Governo do Estado promove na próxima terça-feira (16) uma reunião com os empresários ganhadores dos leilões de energia eólica realizados nos dois últimos anos. A reunião ocorrerá no auditório da Fiern às 16h e contará com as presenças dos 35 empresários vencedores e do presidente regional da Associação Brasileira de Energia Eólica, Pedro Cavalcanti.

O Governo do Estado estará representado pelos secretários do Desenvolvimento Econômico, Francisco de Paula Segundo, e dos Recursos Hídricos, Lázaro Mangabeira. Também está confirmada a presença de um representante da governadora eleita Rosalba Ciarlini.

A reunião servirá para os empresários falarem sobre o andamento das implantações dos parques e de suas necessidades no que diz respeito as questões e ações vinculadas ao executivo.

O governo, por sua vez, procurará saber dos empresários sobre os benefícios que serão criados para a população do Estado, além dos investimentos feitos na implantação dos parques.

O interesse do governo é atrair para o Estado indústrias voltadas para equipamentos de implantação e de manutenção de parques eólicos. Apenas a montagem de um parque requer 8 mil diferentes itens, gerando uma grande demanda por equipamentos.

Nesse sentido, os esforços de captação de indústrias feitos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico já começam a dar resultados. Está em processo de implantação no município de Parazinho uma indústria de aerogeradores da empresa alemã Wobben Windpower.

Autossuficiência energética
Serão gerados 6 mil empregos nos serviços de implantação dos parques eólicos. São empregos de eletricista, pedreiro, topógrafo, operador e montador. Até 2013, todos os parques devem estar em funcionamento, gerando em torno de 2.000 MW, bem mais do que o Estado consome, que é cerca de 600 MW. “O Rio Grande do Norte será autosuficiente e exportador de energia”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, Segundo de Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário