quinta-feira, 10 de março de 2011

189 MORTOS NA GUERRA DO TRÂNSITO NO PERÍODO DE CARNAVAL

Jovens exibem canecas como troféus de valores influenciados pelos governantes
Categoria artigo
Dutra Assunção
Juventude, influência comportamental e omissões de governos

O excesso de velocidade, alto consumo de bebidas alcólicas, descaso quanto às regras de trânsito e as chuvas ocorridas no período são alguns dos motivos apontados pelas autoridades para os acidentes ocorridos durante o carnaval. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, 189 pessoas morreram nas rodovias brasileiras nos seis dias de festa.

Aos fatores apresentados pelas autoridades, somam-se outros, muitas vezes encobertos, como a impunidade, a omissão das autoridades e a inversão de valores sociais. Citá-los nos torna vulneráveis à taxação de comunicadores polêmicos, críticos demais. Mas o que dizer da mídia, que incentiva os jovens que apareçam posando em fotos com canecas gigantes cheias de bebidas alcólicas, como se fossem trofeus de vitalidade, saúde e valores a serem seguidos?

O que dizer dos governantes - que cedem ao apelo desses mesmos segmentos patrocinando a diversão irresponsável, preterindo as opções de lazer e cultura, substituindo locais adequados por ambientes abertos sem controle de massa como se assim fosse uma necessidade, uma característica que se diz popular, explorando assim, a ignorância e não oportunizando a diversão sadia que poderia juntar o útil ao agradável?

Por que somos obrigados a copiar, seguir as tendências sociais mesmo sabendo que ali estão embutidas as mazelas oferecidas aos jovens como se fossem o caminho do sucesso e do progresso? Vivemos em plena democracia, respondem os governantes! Mas eles também são responsáveis em dirigir, retomar e incentivar com opções de ações, definindo tendências entre o bem o mal. Seria tais questionamentos incômodas indagações feitas aos nossos governantes? Ou respostas sofismadas justificariam descasos e omissões? Então ficam as colocações a serem criticadas e levantando uma caneca, mesma que vazia, sem aprovar comportamentos exibicionistas influenciados por anti-sociais.

Todos nós sabemos que o álcool é a droga, entre as lícitas e ilícitas, que mais avança entre jovens. Hoje, a moçada bebe bastante, cada vez mais precocemente, e as meninas consomem a mesma quantidade que os meninos. Pesquisas só comprovam o que todo mundo vê nas ruas: a transformação de um novo cenário urbano, com grupos de jovens bebendo em bares, praças, em frente às escolas e principalmente nas festas, onde a exibição de suas imagens tem influência da mídia como um produto de qualidade, valorizado pelo próprio sistema governamental onde oferece o palco, a rua, qualquer diversão como oferta dominante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário