segunda-feira, 7 de março de 2011

NOTAS E COMENTÁRIOS EM JORNAIS DA CAPITAL POTIGUAR

Notas e Comentários

Novo partido
Um grupo de empresários articula a formação de um novo partido político no país. Eles se declaram insatisfeitos com os rumos das legendas em atividade. O projeto é chamado de Partido Novo e teve o estatuto publicado na edição do Diário Oficial do dia 17 de fevereiro. “Podíamos ter criado uma ONG, mas achamos que um partido teria mais capacidade de ação”, declarou o economista carioca João Dionísio Amoêdo à Folha de São Paulo. “Existem 27 partidos aí, mas nenhum deles defende a eficiência e a redução de impostos como principal bandeira”, destacou Amoêdo. Para se registrar oficialmente com legenda partidária no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são necessárias 500 mil assinaturas de eleitores.

Cargo na Sudene

A ex-governadora Wilma de Faria confirmou que foi indicada pelo PSB para assumir a superintendência da Sudene. Ela disse que a negociação é conduzida pelo partido e a indicação foi bem recebida pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro da Casa Civil, Antonio Palocci. Na edição de ontem do jornal Folha de São Paulo, a jornalista Renata Lo Prete também informou que a ex-governadora Wilma de Faria deve assumir o cargo. Será, portanto, um revés nas possibilidades de Iberê Ferreira de Souza. O deputado estadual Ezequiel Ferreira chegou, há cerca de duas semanas, a dar como certa a escolha de Iberê para a Sudene. Mas a nomeação não saiu. Na página 7 desta edição, há uma reportagem com mais detalhes sobre a indicação.

Carnaval dos políticos
Os políticos escolheram destinos diversificados para passar os dias de Carnaval. A governadora Rosalba Ciarlini está em Mossoró. O ministro da Previdência, Garibaldi Filho, foi para João Pessoa, enquanto o senador Paulo Davim (PV) escolheu o litoral Sul do Rio Grande do Norte. A deputada Fátima Bezerra passaria pelo menos dois dias em Recife. Outros preferiram destinos internacionais, como os deputados Felipe Maia (Las Vegas), Henrique Eduardo Alves (Paris) e o senador José Agripino (Nova Iorque).

Desvio de dinheiro
O Ministério das Relações Exteriores está investigando o desvio de cerca de US$ 300 mil enviados para a Embaixada do Brasil, em Harare, capital do Zimbábue, nos últimos anos. Segundo o Ministério, o escritório financeiro do Itamaraty, localizado em Nova York, junto com a Secretaria de Estado, em Brasília, estão investigando supostas irregularidades na prestação de contas da embaixada. O ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota(foto), removeu, para Brasília, o embaixador Raul de Taunay, responsável pela representação diplomática no  Zimbábue desde 2007, pois ele já teria cumprido seu prazo de permanência no país.

Isolamento da presidenta
Um forte esquema de segurança protege uma ampla área em volta da Barreira do Inferno, onde a presidenta Dilma Rousseff descansa neste Carnaval. Jornalistas encarregados de acompanhar a presidente alugaram lancha e barcos para tentar se aproximar do local pelo mar, mas foram barrados por uma embarcação da Marinha a cerca de oito quilômetros de onde está a presidenta da República.

Eles foram informados que precisariam manter distância de três milhas (5,6 quilômetros) por terra. Por mar, poderiam no máximo ficar meia milha além da corveta que protege o local, a uma distância total de 3,5 milhas (6,5 quilômetros). Dilma Rousseff passa o Carnaval na Barreira do Inferno, acompanhada da família, sem compromissos oficiais.

Audiência sobre o Meios
No dia 14 de março, a primeira segunda-feira depois do Carnaval, haverá uma audiência pública na Assembleia Legislativa sobre a situação do Meios. A iniciativa é do deputado Antônio Jácome, com o apoio do deputado Fernando Mineiro e da deputada Larissa Rosado.

Eleição no TRF
O Tribunal Regional Federal  da 5ª Região promoveu a nova eleição para a Direção do Foro da Justiça Federal do Rio Grande do Norte. O juiz federal Manuel Maia, titular da 7ª Vara, foi escolhido como novo diretor. Para a vice-direção, o escolhido foi o juiz federal Janilson Bezerra, titular da 4ª Vara. A partir do dia primeiro de abril os dois magistrados assumirão as novas funções.
F:TN


Nenhum comentário:

Postar um comentário