segunda-feira, 14 de março de 2011

PORTELINHA FINCOU PLACAS E NOMES POR BATISMO POPULAR

Conjunto Portelinha situado a margem esquerda da RN 041 para quem chega a Santana pelo acesso norte: São Miguel a Santana do Matos

Em nome do povo te batizaram “Portelinha”

Denominações de bairros, logradouros e praças nem sempre recebem nomes originais, outros interesses que não sejam a história, a cultura predominam e dão nomes a esses locais por conveniências.

A maioria dos nomes escolhidos por políticos são incoerentes com a realidade local, as comunidades envolvidas não são consultadas a opinar, o que leva a uma reação de não aceitação do povo. Geralmente nomes de políticos por indicação de cabos eleitorais são definidos, eliminando os critérios justos de procedimentos que deveriam ser cumpridos para justificar essas homenagens.

Em Santana do Matos temos exemplos de casos absurdos que somente desrespeitam as instituições do município. Ao invés de destacar aqueles que fizeram alguma coisa pela cidade, pioneiros e de referências reconhecidas ou até mesmo valorizar a população fazendo pesquisas, preferem tomar decisões pessoais arquitetadas pelo sistema com objetivos claros de fortalecer ou apoiar políticos. Uma prática discriminatória, condenada pela maioria das pessoas. O resultado são os nomes práticos e apelidos colocados pelos moradores dos locais, dando vida e expressão cultural numa resposta curta de sabedoria e determinação.

O exemplo mais recente na cidade foi o nome do Conjunto Residencial Lavoisier Maia, um empreendimento popular com verbas dirigidas e específicas dos governos federal e estadual que chamou à atenção pelos comentários de que as casas foram construidas com material de “péssima qualidade”. A respota popular foi chamar o referido conjunto de “Portelinha”, nome de uma comunidade alegre e autêntica, citada na época, todas as noites em novela pela televisão.

A Portelinha foi inaugurada, tomou corpo como comunidade e algumas reformas foram feitas corrigindo os traços arenosos sem cimento de algumas residências. O nome Conjunto Lavoisier Maia ainda consta em documentos oficiais e não oficiais como última tentativa de resgatar o honroso nome do Ex Governador. Mas, Portelinha, fincou marcos e placas. Serás permanente como uma Paris que brilha ofuscando suas mazelas, como uma Rio de Janeiro que não mostra suas favelas. Portelinha! Pela doçura e sonoridade do nome ficarás na história pela expressiva manifestação de seus habitantes. Assim serás Portelinha: autêntica, popular, enfrentando as dificuldades de moradias populares sem aceitar imposições, se quer pela troca de seu nome todo original. Portelinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário