terça-feira, 10 de julho de 2012

AGRIPINO CONFIRMA PRESENÇA NO VELÓRIO DE DOM EUGÊNIO SALES



O presidente nacional do Democratas, Senador José Agripino (RN), lamentou ontem terça-feira (10) a morte de Dom Eugênio de Araújo Sales. O parlamentar potiguar confirmou presença no velório do conterrâneo na catedral da cidade do Rio de Janeiro. Por meio de nota de pesar, Agripino ressaltou o orgulho do povo potiguar pelo exemplo de vida do sacerdote e o papel relevante do conterrâneo na igreja católica do Brasil.

“Dom Eugênio Sales foi o sacerdote que tirou a Igreja das sacristias e a levou aos mais pobres, no campo e nas cidades. Além de cuidar das almas, ele entendia que era missão da Igreja cuidar da vida das pessoas. Foi o pastor que, para evitar injustiças, ofereceu guarida aos perseguidos políticos que o procuraram. Levou sua experiência e exemplo de vida a serem considerados na formulação das políticas sociais do Vaticano.  Foi o Cardeal que a Igreja de Acari (RN), com orgulho, ofereceu ao Brasil. Por tudo isso, reverencio a história desse homem que esteve à frente do seu tempo. Dom Eugênio Sales merece estar no coração e na memória de todos nós brasileiros.”

O cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio de janeiro, morreu no final da noite desta segunda-feira (9), no Rio, aos 91 anos, na residência Assunção, sua casa, no Sumaré, de causas naturais.

História
Dom Eugênio nasceu em Acari (RN) em 8 de novembro de 1920, entrou para o seminário em 1936.

Sua ordenação diaconal ocorreu no dia 16 de março de 1943. Na manhã do dia 21 de novembro do mesmo ano foi ordenado sacerdote por Dom Marcolino, na antiga Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal, e celebrou a primeira missa por ocasião da festa da padroeira com a homilia proferida por Monsenhor Paulo Herôncio.

No início do seu ministério sacerdotal recebeu a nomeação para Coadjutor da Paróquia de Nova Cruz e Capelão do Colégio Nossa Senhora do Carmo. Em 1944, transferido para Natal, foi designado Capelão do Colégio Marista, Diretor Espiritual e Professor do Seminário São Pedro. Em 1954, aos 33 anos, foi nomeado bispo auxiliar de Natal pelo Papa Pio XII.

No dia 29 de outubro de 1968, foi nomeado pelo Papa Paulo VI Arcebispo de Salvador.

Dom Eugênio foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro pelo o Papa Paulo VI e ocupou o cargo de 27 de março de 1971 a 25 de julho de 2001.
F: AssCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário