terça-feira, 31 de julho de 2012

ENCONTRO REÚNE JURISTAS DE TODO O PAÍS EM NATAL


A Cidade do Natal/RN reunirá juristas de todo o Brasil durante a realização do II Enatra – Encontro de Advogados Trabalhistas. O evento será realizado nos dias 22 e 23 de agosto de 2012, no Auditório do Hotel Best Western Premier Majestic, pela ANATRA – Associação Norte Rio-Grandense de Advogados Trabalhistas e pela ABRAT – Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil sessão RN e da Jutra – Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho sob a temática “Transnacionalização do Trabalho: Modernidade e Tecnologia a serviço do direito”.

O Encontro é dirigido para juristas, advogados, estudantes de direito e sindicalistas e tem inscrições dirigidas ao site www.anatra.com.br.  As conferências, oficinas e painéis abordaram diversas temáticas envolvendo as principais questões da atualidade no direito trabalhista e sindical. O Encontro será realizado em Natal/RN, de forma simultânea ao XVIII Simpósio Trabalhista da Caravana da ABRAT que aborda os “Honorários advocatícios na justiça do trabalho”.

As conferências têm a presença confirmada de nomes consagrados em diversas áreas de atuação do direito do Trabalho, entre os quais: Raimundo Cezar Britto – Ex-presidente e membro honorário Vitalício do Conselho Federal da OAB; Lélio Bentes Corrêa e Delaíde Miranda Arantes, Ministros do TST – Tribunal Superior do Trabalho.

Os debates ficaram a cargo de quatro painéis que adoraram o “Processo Eletrônico: tecnologia a serviço do advogado” tendo como palestrantes o advogado Nilton Correa e o Juiz do Tribunal Regional do Trabalho 21ª Região, Zéu Palmeira Sobrinho; o “Direito Coletivo: novas alternativas e produções de conflitos” com a desembargadora do TRT 21, Maria do Perpétuo, e o procurador do trabalho 21ª Região, Antonio Gleydson; “Flexibilidade trabalhista: garantias e fragilidade” com Antônio Fabrício, mestre e professor do direito do trabalho, e Bento Herculano, Juiz Federal do Trabalho; “Efetividade no processo trabalhista: execução e as novas Ferramentas processuais” que foi proferida por Luciano Athayde, Juiz Federal do Trabalho, e Alexandre Pinto, advogado e professor de Direito do Trabalho.

A novidade na programação é a realização de três oficinas jurídicas que antecederam ao evento e que são destinadas a abordagem dos recursos trabalhistas, organização profissional e direito sindical. A apresentação cultural na abertura do evento fica destinada ao Coral da Petrobras e ao final com o lançamento da Revista Fórum Trabalhista, bem como autógrafos de livros de autoria dos palestrantes.

“O Enatra se consolida como um dos melhores e maiores eventos do Direito Trabalhista do Norte-Nordeste do Brasil. Reunir juristas de todo o país em nosso estado é um dos indicativos desse sucesso”, afirmou o presidente da ANATRA, advogado Luiz Gomes ressaltando que “agora é hora de enfrentar os debates sobre a reforma da Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT que está entrando em pauta no Congresso Nacional”.

Para Luiz Gomes este Projeto de Lei visa revogar ou flexibilizar direitos sociais construídos com a luta dos trabalhadores e de toda a sociedade. Entretanto, ele afirma que é necessário ponderar sobre a compreensão da transnacionalização do trabalho em face da mundialização do capital. Este inclusive será um dos temas abordados na próxima edição do Enatra que será realizado nos dias 29 e 30 de agosto de 2013 em Natal/RN.
F: Adriano Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário