segunda-feira, 9 de julho de 2012

RESULTADO DO PRIMEIRO PRÊMIO TETEU DE LITERATURA POTIGUAR

Há um mês foi oportunizado aos internautas a participação do concurso Tetéu de Literatura Potiguar pelo Blog 101livrosdorn.blogspot.com para homenagear as melhores publicações do ano em prosa e poesia no RN. Foi aberta uma enquete com uma lista de livros publicados em 2011 selecionando autores potiguares. A escolha foi unicamente pela votação dos internautas, sem influências do veículo de comunicação ou de terceiros.

O concurso recebeu esse nome por dois motivos: primeiro por ser uma homenagem a um dos poemas mais conhecidos de um dos maiores poetas potiguares, Jorge Fernandes e segundo pelo Tetéu ser uma ave tipicamente nordestina. Ademais, no imaginário popular de algumas cidades nordestinas, existe a crença que o tetéu é uma ave que nunca dorme, assim como o sonho de ver a nossa cultura valorizada.

Desse modo, homenageamos e motivamos a nossa literatura tão carente de ações dessa natureza.

No total foram mais de 200 votos pela internet. O troféu será entregue aos ganhadores em setembro, no aniversario de um ano do site responsável pelos dados estatísticos. A Segunda edição do Teteu com os melhores lançamentos de 2012 (na opinião dos internautas) será em janeiro de 2013.

Ganhadores Poesia:  
Novenário de Espinhos - Clauder Arcanjo (50%).
A Noite de Luvas Brancas - Mário Gerson (27%).
Livro de Linhagens - Paulo de Tarso Correia de Melo. (18%).
Othoniel Menezes Obra Reunida - Laélio Ferreira (18%).
Pesos e Penas- Anchella Monte (13%). 


Ganhadores Prosa:  
Guriatãs e Muçambês - Marcos Medeiros (71%).
Conversa Na Calçada-Manoel Onofre Jr. (12%).
Cartas de Salamanca-David Medeiros Leite (11%)
Uns Contos de Natal- Carlos Fialho (6%). É Preciso Ter Sorte Quando Se Esta em Guerra - Pablo Capistrano (3%).

O Blog redacaocajarana.blogspot.com há poucos meses divulgou o lançmento do último livro do professor Marcos Medeiros - Historiando Apelidos, onde o autor relembra as alcunhas de algumas pessoas em Santana do Matos, cidade onde conviveu a infância e parte da adolescência. O texto em traços poéticos encaixa os apelidos, tornando a leitura, a cada verso, momentos de saudosismo pela criatividade dos apelidos tradicionais na cidade.

   Marco Medeiros - Lançamento e noite de autógrafo do livro "Historiando Apelidos",  escrito em versos e trovas relembrando as alcunhas de pessoas que moravam em Santana do Matos. local ondo o autor passou parte da infância e adolescência.

Com essa premiação destaca-se o escritor Marco Medeiros que tem publicado outros livros interessantes na área de genética, sua especialização como ex-professor da UFRN, cito alguns deles:  A dança dos Cromossomos, Apologia das Planta
s, além de dezenas de folhetos de cordel. É membro da Academia de Trovas do Rio Grande do Norte (ATRN); da Associação Estadual dos Poetas Populares (AEPP-RN); do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP) e da Academia Norteriograndense de Literatura de Cordel (ANLIC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário