terça-feira, 10 de julho de 2012

CÂMARA HOMENAGEIA 80 ANOS DO MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA


Sessão foi iniciativa da Comissão de Educação e Cultura da  Casa
A Câmara dos Deputados realizou ontem terça-feira (10), no plenário Ulysses Guimarães, sessão solene em homenagem aos 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Publicado em 1932, o Manifesto vinha em defesa da escola pública, laica, gratuita e sem discriminação de gênero ou de classe.

Oito décadas se passaram depois que o grupo de pioneiros da educação, dentre eles Anísio Teixeira, Cecília Meireles, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo, publicou o Manifesto, porém, suas teses continuam vigentes e atualizadas. “Falar sobre o Manifesto dos Pioneiros da Educação é rememorar a trajetória da luta em defesa da escola pública, laica, gratuita e de qualidade no Brasil. Atual, o manifesto inspira, orienta e ilumina os caminhos dos que acreditam que só haverá democracia plena, quando todo o povo brasileiro tiver acesso à educação de qualidade”, disse Fátima.

Deputada lembra que “é só relermos o manifesto e ali, encontraremos a defesa de mais recursos para a educação. Não seriam esses os nossos clamores, os nossos objetivos atuais, quando lutamos pela aplicação de 10% do PIB para a educação?”, questionou.

O presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputado Newton Lima, destacou que o PNE vem ao encontro dos pioneiros. “Investir na educação é preciso para que o Brasil se firme como uma das maiores potências mundiais”.

Para Fátima, o maior legado foi à defesa apaixonada desses pioneiros para que a educação seja encarada como direito universal. "A melhor maneira que o Congresso Nacional faz para homenagear os Pioneiros da Educação Nova é aprovar um PNE capaz de responder aos desafios presentes e futuros da educação pública brasileira. Viva o Manifesto de Reconstrução Educacional. Viva os Pioneiros da escola Nova”, finalizou Fátima.

Sessão solene foi de autoria da deputada Fátima Bezerra e dos demais parlamentares: Paulo Rubem Santiago, Alice Portugal e Waldenor Pereira.
F: AssImp

Nenhum comentário:

Postar um comentário