quarta-feira, 29 de maio de 2013

SETHAS APOIA REALIZAÇÃO DE PRÉ-CONFERÊRENCIA REGIONAIS DE ASSISTENCIA SOCIAL


O Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), com o suporte da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), está realizando pré-conferências regionais de assistência social no interior do estado do Rio Grande do Norte, antecedendo as conferências municipais, que devem ser realizadas até agosto próximo. As conferências municipais são preparatórias para a 9ª Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada no mês de outubro, em Natal.
As pré-conferências têm por objetivo orientar as gestões municipais quanto à realização dos eventos seguindo o tema “A gestão e o financiamento para a efetivação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS)”, proposto pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e abordando seis eixos principais de discussões: co-financiamento, gestão do SUAS, gestão do trabalho, gestão dos serviços, programas e projetos, gestão dos benefícios do SUAS e regionalização dos serviços socioassistenciais.  
Reuniões semelhantes já foram realizadas em Natal (no último dia 23), reunindo 80 municípios; em Pau dos Ferros (na última terça-feira, 28), com a participação de 37 municípios, e em Mossoró, nesta quarta-feira (29), reunindo 25 municípios da região Oeste do estado.  
A última pré-conferência será no dia 7 de junho, no município de Caicó, com a participação dos municípios do Seridó, encerrando o ciclo de pré-conferências por região.  Estes encontros reúnem, basicamente, secretários e conselheiros com atuação na área da Assistência Social.
Segundo a presidente do Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS), Márcia Sá, “o apoio da Sethas tem sido fundamental para a realização desses eventos. A Sethas tem nos assegurado todo o suporte, desde a logística até a mobilização do nosso público alvo”, frisou.
O secretário Luiz Eduardo Carneiro, titular da Sethas, ressalta que “as conferências são fundamentais ao debate para o fortalecimento dos serviços socioassistenciais e, sobretudo, ao controle social. É a partir das discussões que aqui se iniciam que vamos poder ter vínculos sociais mais fortalecidos entre os três entes federados – União, Estados e Municípios – e uma maior participação social, através dos conselhos”, avalia.
Segundo ele, todas as discussões aqui iniciadas, bem como, suas conclusões e sugestões, serão levadas ao debate nacional na (também) 9ª Conferência Nacional de Assistência Social, a ser realizada no mês de dezembro, em Brasília.
F: AssCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário