sexta-feira, 15 de outubro de 2010

AMPLIADA AS AÇÕES DE CONSERVAÇÃO, MONITORAMENTO E CONTROLE AMBIENTAL DO PATRIMÔNIO ESPELEOLÓGICO DO RN

Alvamar Costa de Queiroz - Superintendente do Ibama RN, David Hasset - Diretor do Santuário Ecológico de Pipa - (assinou como testemunha do acordo) e Jocy Brandão Cruz - chefe do Cecav


Acordo entre Ibama e ICMBio vai ampliar atenção às cavernas no RN

Natal (15/10/10) – O Ibama e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav) do ICMBio assinaram hoje (15/10), em Natal, um Termo de Reciprocidade para ampliar as ações de conservação, monitoramento e controle ambiental do patrimônio espeleológico do Rio Grande do Norte. Embora a cooperação já exista na prática o documento dará maior segurança para a ação conjunta entre as duas instituições. O termo prevê, entre outras obrigações, o compartilhamento de pessoal, equipamentos e informações facilitando assim as ações de fiscalização e de gestão das cavernas potiguares.

De acordo com dados do Cecav o RN ocupa atualmente a sexta posição entre os estados brasileiros com maior número de cavernas, sendo o primeiro no Nordeste, com 524 cavidades. Mas esse número tende a aumentar, pois ainda existem muitas áreas a serem pesquisadas. Toda cavidade subterrânea natural tem enorme importância para o meio ambiente, abrigando espécies da fauna e da flora, além de elevado interesse para a ciência e até para a economia, pois em algumas delas é possível haver visitação turística, desde que devidamente licenciadas.

Entre os principais problemas que afetam as cavernas potiguares estão a mineração irregular, a ocupação por empreendimentos agropecuários e assentamentos e a visitação desordenada. Algumas cavernas têm tido seus espeleotemas danificados por depredações e pichações. Também as áreas de proteção do entorno das cavidades – 250 m – têm sido visitadas por caçadores de animais silvestres e por desmatadores, o que acaba prejudicando todo o ecossistema que envolve as cavidades.

Caverna Furna Feia em Baraúna/RN

“A assinatura desse documento dará maior agilidade para as ações conjuntas entre o Ibama e o ICMBio”, explica o superintendente do Ibama RN, Alvamar da Costa Queiroz. “Mas é fundamental que cada cidadão se conscientize da importância desses locais e, além de protegê-los, denuncie quem está degradando”. O chefe do Cecav Jocy Brandão Cruz, que assinou o termo com Queiroz, destacou que as cavidades subterrâneas são um patrimônio que requer muita atenção. Segundo ele, o Cecav está investindo na capacitação de técnicos para que a compreensão e o cuidado com os licenciamentos em áreas de cavernas sejam ampliados.

Fonte: AssCom Ibama
Airton De Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário