sábado, 9 de outubro de 2010

FESTA DO BOI ENCERRA O CIRCUITO ESTADUAL DE EVENTOS AGROPECUÁRIOS DE 2010

AGRONEGÓCIO

Festa do Boi deve gerar R$ 70 milhões em negócios

Presidente da Anorc, Marcos Teixeira: afirma
que evento é um dos mais importantes da região
Nordeste e do país Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
Neste sábado, 9 de Outubro, foi oficialmente aberta a 48ª edição da Festa do Boi. A Exposição de animais e máquinas agropecuárias prossegue até o próximo sábado (16), no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, e é o maior evento do Nordeste no Setor. Durante esses oito dias, a organização estima que aproximadamente 400 mil pessoas passem parque que este ano terá mais de 300 expositores e cinco mil animais à mostra. A Festa do Boi 2010 que encerra o Circuito Estadual de Eventos Agropecuários deste ano e deverá ter um volume de negócios cerca de 20% maior que em 2009 com cerca de R$ 70 milhões.

“Apesar de todas as dificuldades o Governo do Estado garantiu total apoio à realização de mais uma Festa do Boi. Este evento já consolidado entre os maiores do país e sempre teve nossa atenção especial. Desde quando eu ainda era secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca começamos a luta pela reclassificação da aftosa e a conseguimos em 2008. Agora já cumprimos todas as exigências do Ministério da Agricultura para passarmos por nova reclassificação e sermos considerados área livre com vacinação. Vamos fechar nossa gestão com chave de ouro”, destaca o Governador Iberê Ferreira.

Nesta edição da Festa do Boi, o Governo do Estado vai marcar sua consolidação no cenário nacional graças aos consecutivos esforços para chegar ao status de área livre da febre aftosa com vacinação. Para isso, a criação do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), que vem cumprindo todos os requisitos exigidos pelo Ministério da Agricultura. A reclassificação permite que os animais aqui comprados no Rio Grande do Norte possam trafegar e entrar em todos os demais estados brasileiros, o que aumentou o interesse do mercado nacional no gado potiguar.

O Governo do Estado intensificou as ações de fiscalização e inspeção da sanidade animal e conscientizou os criadores potiguares, resultando numa cobertura vacinal superior a 80% do rebanho. “Com essa vitória, o Estado se habilita a ultrapassar as fronteiras para difundir sua elevada genética e ampliar o seu potencial de desenvolvimento do agronegócio potiguar como um todo”, ressalta Francisco das Chagas, secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca.

Em favor do desenvolvimento do Agronegócio, a Governo do Estado tem tomado outras providências como estimular a participação de agricultores familiares, técnicos, criadores e profissionais das áreas afins que anualmente já se fazem presente ao evento, seja nas exposições, leilões, julgamentos, palestras e oficinas temáticas, assim com a sociedade de modo geral, que poderá conhecer melhor como são gerados os produtos agropecuários que chegam à nossa mesa com uma visita à Fazenda Modelo.

Na Fazenda Modelo, organizada pela Secretaria da Agricultura e suas vinculadas – Emater e Emparn – são montadas unidades demonstrativas do agronegócio e de preservação dos recursos naturais, degustação da culinária regional, hortas orgânicas, entre outras demonstrações da produção rural. Para este ano, a Secretaria da Agricultura espera cerca de 400 visitantes e a exposição de 5 mil animais.

A Festa do Boi ocupa os 27 hectares do Parque de Exposição Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, e é o evento mais importante da pecuária nordestina, figurando entre os três maiores do Brasil ao lado da Expozebu, em Uberaba (MG) e da Expointer, em Esteio (RS). A festa é uma realização conjunta entre o Governo do Estado e a Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc) com o patrocínio do Sebrae-RN, Banco do Nordeste, Petrobras e Banco do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário