sexta-feira, 1 de outubro de 2010

OUTUBRO PERÍODO DE VACINAÇÃO DO REBANHO BOVINO CONTRA AFTOSA NO RN

Expectativa de vacinação contra Aftosa é de 90% do rebanho potiguar

Foto: Arquivo divulgação
“O rebanho do Estado é classificado de “risco médio” desde 2008. A vacinação deve ser realizada durante todo o mês de Outubro”

Durante o mês de Abril deste ano foi realizada a primeira etapa da vacinação e se obteve o índice de 90% do rebanho. Para esta segunda etapa que será realizada de 1º a 31 de Outubro a expectativa é permanecer o percentual ou superá-lo.

O RN possui quase um milhão de cabeças de bovinos (901 mil cabeças), desde 2008 somos classificados de médio risco. A mudança para área livre é feita em bloco e depende de outros estados da região que se encontram na mesma classificação. Segundo o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), no Nordeste apenas a Bahia e Sergipe estão na classificação de área livre de Aftosa.

O instituto recebe a vacina, fiscaliza para garantir a procedência e segurança do produto, conscientiza a população sobre a importância de aplicar a vacina e acompanha o trabalho da vacinação. As áreas mais críticas são aquelas localizadas próximo aos lixões e matadouros, além dos mais de 200 assentamentos espalhados pelo estado e as áreas de muita movimentação de animais.

Durante a Festa do Boi, realizada no período de 9 a 16 de outubro no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, os animais serão inspecionados. “Durante todo este mês, só poderão movimentar animais os criadores que vacinaram seus rebanhos, a fim de evitar a contaminação daqueles que já receberam a dose da vacina”, lembram os técnicos do (IDIARN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário